» Imprensa » Notícias 2017 » LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL DE SÃO PAULO É INAUGURADO

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL DE SÃO PAULO É INAUGURADO

                                            São Paulo, 19 de junho de 2017

Aconteceu na segunda-feira (12/6) a inauguração do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo – o iJuspLab, que vai funcionar no 2º subsolo do Fórum Ministro Pedro Lessa, na capital. O evento contou com a presença da desembargadora federal Therezinha Cazerta, representando a presidência do TRF3, além de setores ligados à inovação em governo, iniciativa privada, juízes, servidores, autoridades civis e militares.

O juiz federal Paulo Cezar Neves Junior, diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, ressaltou que o iJuspLab simboliza o cumprimento de mais uma etapa do Programa de Gestão e Inovação da JFSP, o iNovaJusp, lançado no segundo semestre de 2016, e que está baseado no tripé: gestão estratégica, rede de governança e inovação. “O Laboratório é parte integrante desse programa e está ligado à ideia da inovação”, disse o magistrado. 

“Hoje é um momento muito especial para a Justiça Federal. Conseguimos criar um ambiente propício para repensarmos o serviço público, sem formalidades e sem burocracia. O Laboratório é um espaço que permite as pessoas trabalharem juntas para resolver os problemas e dificuldades encontradas”, afirmou a juíza federal Luciana Ortiz Zanoni, vice-diretora do Foro.

Durante o evento, diversas autoridades discursaram parabenizando a Justiça Federal da 3ª Região pela inauguração, ressaltando o caráter pioneiro e inovador do projeto. Também destacaram a importância de se buscar alternativas para melhorar a prestação dos serviços públicos, a despeito da escassez de recursos e das restrições orçamentárias existentes.

Falaram na solenidade os juízes federais Bruno Cesar Lorencini (presidente da Ajufesp) e Fernando Marcelo Mendes (secretário-geral da Ajufe); o professor Roberto Agune; o general do Exército João Camilo Pires de Campos (Comando Militar do Sudeste); Paulo Skaf, presidente da Fiesp; o juiz Jayme Martins de Oliveira Neto, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); e a desembargadora federal Therezinha Cazerta, corregedora do TRF3.

Sobre a criação do Laboratório, Luciana Ortiz enfatizou o apoio recebido de toda a presidência do Tribunal, dos juízes, servidores, funcionários terceirizados, bem como o auxílio da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp). “Um projeto de inovação é construído por todos, a partir do engajamento das pessoas que têm vontade de mudar e melhorar. E nós encontramos isso na 3ª Região”, ponderou a magistrada. 

Paulo Cezar Neves Junior também destacou o papel da Ajufesp como a grande parceira e apoiadora do iJuspLab. ”No Laboratório, buscaremos resolver problemas que serão trazidos pelas varas, setores administrativos dos fóruns e áreas da Administração Central. E mais importante, a solução contará com a participação do usuário dos nossos serviços, além de todas as áreas envolvidas direta ou indiretamente com aquele problema, garantindo mais eficiência na solução”, finalizou o juiz. (JSM)

Fotos: Jefferson Messias


Luciana Ortiz, Therezinha Cazerta, Paulo Cezar e Bruno Lorencini no descerramento da placa


O professor Roberto Agune é um dos responsáveis pela cultura da inovação em governo no Brasil


Público que compareceu ao evento de inauguração do iJuspLab


Um dos ambientes do Laboratório de Inovação


Os laboratórios têm como características a cocriação, incentivo à criatividade e a eliminação de hierarquia


Juízes presentes na solenidade



Placas da inauguração do Laboratório de Inovação da JF da 3ª Região


Servidores e juízes que participaram do evento de inauguração

 
 
JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU EM SÃO PAULO
site desenvolvido por NUCS-JFSP com apoio técnico da Secretaria de Informática TRF 3ª Região
observação: alguns links de conteúdo e sistemas deste endereço estão vinculados ao site do TRF 3ª Região
 
Página Principal Jf Mato Grosso do Sul Página Principal TRF3r busca Página Principal Telefones e Endereços Fale Conosco