Publicado em: 08/08/2018 21h53 – Atualizado em: 21/11/2018 14h43

08/08/2018 - JFSP realiza encontro com participantes do HubGov 2018

No dia 3/8, o Laboratório de Inovação da JFSP (iJuspLab) promoveu o “I Encontro HubGov Sampa”. A proposta do evento foi realizar um bate-papo entre as pessoas que participaram do HubGov em São Paulo, mantendo a integração e parceria iniciada com essa experiência. Estiveram presentes servidores da JFSP, Metrô, Correios, Tribunal de Justiça de São Paulo, Prefeitura de Guarulhos e um estudante da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP).

O HubGov é um programa interinstitucional de inovação em governo que auxilia os participantes a propor soluções para um desafio da instituição. Neste ano, o programa foi realizado simultaneamente em São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal. Ele acontece em um ambiente colaborativo para inspirar as equipes na criação de soluções inovadoras. 

“A ideia de realizar esse encontro ocorreu durante o HubGov, como um meio de não perdermos o vínculo que havíamos criado e para pensarmos em formas de continuar trabalhando juntos. Definimos a data desse primeiro encontro e já temos outros dois programados para os próximos meses, no Metrô e nos Correios”, disse Gisele Molinari Fessore, diretora da Escola de Servidores da JFSP.

Para a servidora Elaine Cristina Cestari, que atua no iJuspLab, o contato com servidores de outras instituições que conhecem as metodologias de inovação é importante “para gerar sinergia, apoio mútuo e força para fomentar a inovação”. Essa também é a opinião de Lívia Lopes Garcia, que atua no Laboratório de Inovação do Metrô de São Paulo e reconhece a necessidade de estreitar a relação entre os órgãos que prestam serviços públicos.

Durante o encontro, os participantes também avaliaram a experiência que tiveram no HubGov. “Percebemos que os problemas que nos afligem na Prefeitura são semelhantes aos de outros órgãos. Precisamos realmente de uma modernização e da aplicação de técnicas para inovarmos e fazermos uma melhor gestão”, ressaltou Dicson Barbosa Galipi, da Prefeitura de Guarulhos.

 “Estamos passando por um processo de inovação. Adquirir esse conhecimento e poder disseminá-lo dentro da instituição está sendo algo de grande valia”, pontuou Marcelo do Nascimento Cavalcante, que trabalha na vice-presidência de Negócios Públicos dos Correios.

Outro ponto destacado pelos participantes foi a oportunidade de compartilhar ações, soluções e ideias para resolver problemas em comum. “Esse evento de hoje vem coroar o HubGov. Estamos colocando em prática o que aprendemos sobre colaboração e interação entre as instituições, procurando juntos as soluções. É um grande ganho conhecer pessoas que têm vontade de inovar e de pensar diferente” , frisou Gislene Ribeiro, que atua na área de Tecnologia da Informação do TJSP.

Em São Paulo, o HubGov 2018 foi realizado no teatro da Faculdade de Informática e Administração Paulista. O estudante da FIAP, Daniel Lemos, que também participou do HubGov, afirmou ter aprendido um pouco mais sobre as instituições públicas. Para ele, a burocracia é um problema que tem mais a ver com a gestão, que precisa ser mudada, do que com as pessoas em si.

Na parte final do encontro ocorrido no iJuspLab, a juíza federal Luciana Ortiz Zanoni, diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, conversou com os participantes. “Esse encontro é a semente de uma gestão colaborativa. Temos muito que compartilhar, dividir, trocar experiências e boas práticas para buscarmos um serviço de excelência. Podemos sim trabalhar de uma forma mais eficiente e que também traga engajamento e satisfação ao servidor e ao usuário”, concluiu a magistrada. (JSM)

Fotos: Jefferson Messias


Assista a reportagem em vídeo