Publicado em: 10/10/2018 14h12 – Atualizado em: 21/11/2018 14h43

10/10/2018 - Juízes de Sorocaba ministram palestra em faculdade de Direito

Os juízes federais Sylvia Marlene de Castro Figueiredo, titular da 3ª Vara Federal de Sorocaba e Coordenadora da 10ª Subseção, e Arnaldo Dordetti Júnior, juiz federal substituto da mesma Vara, ministraram palestra no dia 2/10, na Faculdade de Direito de Sorocaba.

É o quinto ano consecutivo que a magistrada Sylvia Marlene de Castro Figueiredo vai à Faculdade a convite do Professor Celso Fernando Oliveira Campos, titular da disciplina de Sociologia Jurídica, para falar aos alunos de 1º ano da Faculdade de Direito de Sorocaba – FADI - sobre “Competências da Justiça Federal”. A juíza apresentou-se para 100 alunos no período da manhã, e o juiz Arnaldo Dordetti Júnior – primeira vez dele - no período da noite no mesmo dia, para outros 100 alunos.

Os juízes mostraram aos alunos o organograma do Poder Judiciário, a divisão dos Tribunais Regionais Federais nas cinco Regiões do país e discorreram sobre o artigo 109 da Constituição Federal, que trata das competências dos juízes federais, além de ilustrarem com exemplos cada tema.

Além da palestra, a magistrada fez um convite aos estudantes: que eles se dirigissem ao Fórum, para conhecer a estrutura, para assistir a uma audiência e, quem sabe, se candidatar a uma vaga de estágio voluntário (as vagas de estágio concursado estão encerradas). No mesmo dia – no período da tarde – oito estudantes foram ao Fórum. 

Eles assistiram a uma audiência, conheceram a 10ª Subseção, entraram na Secretaria da 3ª Vara Federal, conversaram com os servidores, tiraram dúvidas, e conheceram um pouco da estrutura desse ambiente. “A palestra da juíza Sylvia superou a expectativa dos alunos, promovendo um grande encantamento e admiração por parte de todos. A interação promovida durante a palestra, aliada à simpatia da magistrada, tornou o ambiente descontraído e produtivo aos alunos, que deram grande valia à oportunidade, visto que muitos cobiçam o ingresso na magistratura. Por fim, fomos positivamente surpreendidos com o convite para uma visita ao Fórum, que propiciou um conhecimento prático sobre o cotidiano da profissão”, disse a estudante Fabiana Ongarato.

 “Muitos desses estudantes se interessam e se tornam, na maioria das vezes, nossos estagiários e, quem sabe, futuros colegas da magistratura. Eu me sinto muito gratificada com a oportunidade de falar com esses estudantes”, ponderou Sylvia Figueiredo.

O juiz federal Arnaldo Dordetti Júnior falou para a turma da noite e lembrou sua trajetória como estudante até passar no concurso da magistratura. Ele compartilhou sua experiência com os alunos da Faculdade. “Foi gratificante relembrar minha trajetória e poder compartilhar com os alunos algumas estórias e experiências”, disse.

 “Os juízes conseguiram mostrar para o aluno de direito que foram estudantes como ele, que fizeram o 1º ano, que foram estagiários, que trabalharam. Que todo mundo pode chegar um dia a ser juiz federal, ou seguir qualquer outra carreira dentro do mundo jurídico”, completou o professor Celso Fernando. (VPA)