Publicado em: 14/05/2018 18h29 – Atualizado em: 02/10/2018 20h21

14/05/2018 - Estudantes do ensino médio visitam Justiça Federal em Sorocaba

Na semana passada (7/5), a 1ª Vara Federal de Sorocaba/SP recebeu estudantes da Escola Estadual Selma Maria Martins Cunha, no projeto “Uma Tarde na Justiça Federal”, desenvolvido desde o ano passado, que tem como público alvo alunos do ensino médio.

“Uma Tarde na Justiça Federal” tem como objetivo mostrar aos alunos as atividades do Judiciário, de modo que possam interessar-se em trabalhar nessa área; bem como incentivar a cidadania, apresentando-lhes alguns dos seus direitos e deveres como cidadãos, e, por fim, mostrar a importância e transparência do trabalho desempenhado na JFSP. 

Nas visitas, os estudantes são recebidos pelos juízes e servidores, que os acompanham apresentando as instalações e os setores do Fórum. Em seguida, entram na 1ª Vara para conhecer os trabalhos ali desempenhados e ter contato com a dinâmica do serviço, para depois, assistir a uma ou duas audiências. 

Por fim, recebem orientação dos juízes e servidores sobre as atividades desempenhadas pelo Poder Judiciário; as diferenças entre as "Justiças" existentes (Federal, Estadual, do Trabalho, Eleitoral e Militar); e as características das carreiras na área jurídica.

“Percebe-se no Brasil um grande distanciamento do Poder Público em relação ao cidadão, principalmente aos de renda mais baixa. Assim, ao abrir as portas da Justiça para estudantes e população em geral, quebra-se esse paradigma tornando-a mais próxima e real”, afirma a coordenadora da escola, Elaine Ferreira, que ainda disse que seus alunos mostraram-se “interessados e surpresos com a estrutura judicial”.

Além dos estudantes da Escola Selma Maria, um aluno do Colégio Objetivo de Sorocaba também participou do evento. A 1ª Vara já tem agendadas outras duas visitas para os meses de agosto e setembro. A ideia é de que, no futuro, o trabalho seja realizado mensalmente. (FRC/LAZ)