Publicado em: 19/12/2018 19h59 – Atualizado em: 19/12/2018 20h08

19/12/2018 - Encontro de contadores é realizado na capital

Aconteceu nos dias 13 e 14/12, no auditório do JEF/SP, o “Encontro de Contadores das Subseções Judiciárias de São Paulo”. O evento contou com a participação de servidores que atuam na área de cálculos judiciais e teve como objetivo promover a troca de conhecimento, esclarecimento de dúvidas e treinamento dos participantes sobre temas que impactam no trabalho. 

“Essa interação é muito importante. Recebemos ligações dos contadores com dúvidas sobre diversos assuntos e, por meio desse diálogo, podemos chegar a um denominador comum sobre a solução dos problemas”, afirmou Lucas Rodrigues Lobianco, diretor do Núcleo de Cálculos Judiciais da JFSP (NUCA).

Durante o encontro, foram abordados temas relacionados a cálculos de dedução em execuções fiscais, ações de Fundo de Garantia, cálculo de honorários, revisão do teto das emendas constitucionais nº 20/1998 e 41/2003, correção monetária, cálculos previdenciários, entre outros assuntos.

“Acredito que esses encontros sempre acrescentam muito, principalmente para os servidores do interior que ficam mais isolados. Por isso, essa troca de informações é essencial para melhorar a qualidade da prestação jurisdicional”, destacou José Jair Batista, supervisor da Seção de Cálculos Judiciais de Execuções Fiscais.

Essa também é a opinião da servidora Rita Aparecida Godoi de Souza, supervisora da Seção de Cálculos Judiciais Cíveis. No primeiro dia do encontro, ela abordou pontos sobre ações de Fundo de Garantia com deduções e depósitos parciais, apresentando alguns recursos para a realização do trabalho.

Eric Fujita, diretor da Divisão de Cálculos do JEF/SP, apresentou aos participantes um projeto que começou a ser desenvolvido em 2017, relacionado a planilhas de cálculos. “A ideia é mostrar essas planilhas e as facilidades que essa ferramenta proporciona, tornando-a disponível a todos, de forma que todos também possam colaborar”, ressalta o diretor.

O servidor e participante Carlos Donizeti Gouveia, da área de Contadoria da Justiça Federal de Santos/SP, explicou como o treinamento auxilia na especialização do trabalho. “Um dos maiores desafios que temos, são as alterações legislativas. Estou na contadoria de Santos há 10 anos e as dificuldades sempre surgem quando ocorrem mudanças de leis e de entendimento. Por isso, esse tipo de evento ajuda muito, além de proporcionar a oportunidade de reencontrar os colegas e conhecer novas pessoas”.

Para a servidora Delmiranda Garcia de Paulo, da Contadoria da Subseção de Franca/SP, o encontro é especialmente importante para os servidores do interior, que na maioria das vezes trabalham sozinhos. “Temos uma dificuldade muito grande, embora os colegas aqui de São Paulo sempre nos auxiliem e nos deem um respaldo muito bom”.

O encontro de contadores foi organizado pelo Núcleo da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (NUES), em parceria com o Núcleo de Cálculos Judiciais de São Paulo. (JSM)

Fotos: Jefferson Messias