Publicado em: 01/03/2019 19h03 – Atualizado em: 01/03/2019 21h54

01/03/2019 - Miniconferência no iJuspLab aborda negócios e internet

No dia 29/2, aconteceu a segunda “MiniConfiJusp” – miniconferência interna de ferramentas, modelos de desenvolvimento, boas práticas e segurança na Web. O tema da conferência, realizada no Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo, foi “Análise de Negócio: surfando a onda de dados”. Participaram servidores que compõem a equipe de Gestão de Dados e do Núcleo de Inovação Tecnológica.

O evento teve como palestrante o mestre em ciências de dados, professor Paulo Sérgio P. de Lacerda, que falou sobre assuntos como dados da internet, big data machine, design thinking e o futuro das profissões que estão surgindo no mercado. “Procuramos apresentar o que é a análise do negócio e como os dados que estão na internet afetam inclusive o processo de inovação das próprias organizações”, explicou.

O professor ressaltou que mudanças evolvendo novas tecnologias geram resistência. “Com o passar do tempo, as pessoas começam a entender que a chegada de novas tecnologias é um processo sem volta e que essas ferramentas chegam para ajudar e trazer resultados positivos, inclusive para a Justiça Federal”, analisou. 

O servidor Pedro Henrique Lopes Guerra, do NUIT, traçou um paralelo entre o teor da conferência e o trabalho desenvolvido pela equipe de Gestão de Dados na JFSP. “Estamos concentrando informações e dados da Justiça, anteriormente espalhados entre os gestores, em um único local, acessível a todos, facilitando a tomada de decisão”, avaliou. A MiniConfiJusp é coordenada pela Seção de Modernização Financeira e Orçamentária. (SRQ) 

Fotos: Kátia Serafim