Publicado em: 30/08/2018 17h45 – Atualizado em: 13/08/2019 18h54

Incubadora de Soluções Tecnológicas

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

A inovação é a ação ou ato de inovar, por meio de ideias, métodos, produtos, serviços, processos, costumes ou hábitos, rompendo com padrões anteriores.

Ela está fortemente ligada à necessidade de evolução e adaptação às mudanças que surgem constantemente em todas as áreas, por meio da busca de caminhos e estratégias diferentes dos habituais.

A inovação tecnológica se aplica no processo de invenção, criação, adaptação e aprimoramento de ferramentas, processos e metodologias de trabalho, visando ao aumento de produtividade e facilitar a execução do trabalho. Isto é, fazer mais com menos.

Os desafios que se apresentam diante do ambiente judiciário tornam imperativa a busca pela inovação.

Por sua vez, o indivíduo com espírito inovador acredita que pequenos esforços adicionais geram melhorias em produtos e serviços oferecidos aos cidadãos. Os ganhos de eficiência em processos de trabalho e gestão resultam na melhor aplicação dos recursos disponíveis.

O QUE É UMA INCUBADORA?

Pode-se definir uma incubadora como um ambiente o qual proporciona condições ideais para o desenvolvimento e crescimento de um organismo, seja um ser vivo ou empreendimento.

         Incubadoras de empresas recém-criadas são instituições que auxiliam os novos empreendedores por meio da oferta de suporte técnico, gerencial, jurídico e formação complementar aos envolvidos, fomentando o processo de inovação e acesso a novas ferramentas, tecnologias e conhecimento organizacional.

INCUBADORA DA JFSP

Emprestando o conceito de incubadora das startups para as demais instituições, ela se trata de um ambiente planejado para desenvolvimento de soluções com aplicação de novas tecnologias.

A Incubadora tem como missão a criação de novas ferramentas, ideias, métodos e metodologias aos processos administrativos da Justiça Federal de São Paulo, empregando experimentações, testes, construção de protótipos para a pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para aprimorar a prestação de serviços administrativos da Seção Judiciária de São Paulo.

Neste ambiente desenvolvedores locais e colaboradores externos têm acesso ao uma estrutura especializada, composta de ambiente de testes, desenvolvimento de software, laboratório de inovação e demais recursos, os quais promovem a criação e difusão de projetos pioneiros.

Por meio da prospecção e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, a Incubadora busca a melhoria na execução das atividades administrativas e apoio na adoção e utilização de técnicas e soluções tecnológicas de modo eficiente, seguindo os valores da inovação.