

Apresentação
Um dos aspectos fundamentais para as atividades de inovação é uma gestão de dados eficiente. As informações devem ficar disponíveis para que seja possível a realização de análises situacionais e a identificação de causas e tendências.
Manter os dados organizados e disponíveis é essencial para a tomada de decisões pela Administração frente aos desafios de restrições orçamentárias, redução do quadro de servidores e riscos nas contratações de alto custo.

O que é Gestão de Dados
A Gestão de Dados consiste no esforço de coletar, integrar e analisar os dados produzidos ou utilizados no desempenho das atividades administrativas e judiciais, estruturados ou não, provenientes de fontes diversas e heterogêneas, a fim de torná-los prontamente disponíveis aos órgãos gestores que deles necessitarem, com a devida preservação do sigilo legal, quando for o caso, com o objetivo de:
I - subsidiar a tomada de decisões gerenciais, mediante análise situacional e identificação de causas e tendências;
II - automatizar a apuração de métricas de desempenho e outros indicadores numéricos importantes para a tomada de decisões gerenciais; e
III - automatizar e aprimorar fluxos de trabalho.
O que fazemos
Assista a REPORTAGEM produzida pelo Núcleo de Comunicação Social.

A Equipe de Gestão de Dados do iJuspLab, instituída pela Portaria nº 36, de 13 de agosto de 2018, da Diretoria do Foro, recebeu as seguintes atribuições:
I - pesquisar, estudar e disseminar conhecimentos em gestão de dados, podendo, inclusive, propor e realizar cursos, palestras, seminários, encontros e outras atividades de treinamento e intercâmbio de ideias;
II - prospectar, desenvolver e propor aos demais órgãos administrativos técnicas e soluções tecnológicas para melhorar a gestão dos dados produzidos e armazenados pela Administração;
III - auxiliar os demais órgãos da Administração a gerir seus dados de modo eficiente, segundo os valores da inovação, dando-lhes assessoria e treinamento nessas áreas, podendo, inclusive, nesse contexto, propor alterações nos fluxos de trabalho;
IV - prospectar, desenvolver e propor aos demais órgãos da Administração técnicas e soluções tecnológicas para integração e análise de dados, a fim de melhorar a qualidade das informações destinadas a subsidiar as decisões dos gestores;
V - identificar dados indisponíveis e propor meios de disponibilizá-los;
VI - padronizar a forma como são armazenados, processados e disponibilizados os dados produzidos pela Administração, inclusive no tocante à identidade visual;
VII - criar e manter o armazém de dados (data warehouse) da Diretoria do Foro em colaboração com a Secretaria de Tecnologia da Informação - SETI do Tribunal Regional Federal da 3ª Região;
VIII - pesquisar, experimentar, desenvolver e implantar métodos de automação das atividades previstas nos incisos anteriores.
Estrutura, princípios e métodos de trabalho
O processo de criação e consolidação da Equipe de Gestão de Dados do iJuspLab, sua estrutura, princípios e métodos de trabalho estão explicados de forma detalhada no capítulo 7 do livro Inovação no Judiciário, da Editora Blucher.
Prospecção/Pesquisa sobre Gestão de Dados e temas afins
No link abaixo, disponibilizamos pesquisa bimestral feita pelo Núcleo de Biblioteca sobre temas como: Gestão de Dados, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Blockchain, Sistemas de T.I., Proteção de dados; Governança, Big Data, Metodologias Ágeis etc.
Prospecção sobre Gestão de Dados
Para mais pesquisas sobre inovação, acesse: Prospecção sobre Inovação
Justiça Federal da 3ª Região e LGPD
Portal com informações relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados no âmbito da Justiça Federal da 3ª Região
Acesse: https://www.trf3.jus.br/lei-geral-de-protecao-de-dados-pessoais-lgpd
Contato
Equipe de Gestão de Dados do iJuspLab - ADMSP-EGD@trf3.jus.br