TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetiNovaJuspIncubadora de Soluções Tecnológicas

Incubadora de Soluções Tecnológicas

 

 

Inovação e Tecnologia


A inovação é o ato de criar algo novo por meio de ideias, métodos, produtos e serviços, rompendo com padrões anteriores. Ela está ligada à necessidade de adaptação às mudanças que surgem em diversas áreas, por meio da busca de caminhos e estratégias diferentes dos habituais.

A inovação tecnológica pode ser aplicada no aprimoramento das ferramentas e processos de trabalho, visando ao aumento de produtividade e redução dos custos, ou seja, fazer mais com menos. Os desafios que se apresentam no ambiente judiciário tornam imperativa a busca pela inovação. 

 

O que é uma Incubadora?


A incubadora é um ambiente no qual são proporcionadas condições ideais para o crescimento e desenvolvimento de um organismo, seja um ser vivo ou empreendimento.

As incubadoras de empresas recém-criadas (startups) auxiliam os novos empreendedores com suporte técnico, gerencial, jurídico e formação complementar aos envolvidos, fomentando o processo de inovação e acesso a novas ferramentas, tecnologias e conhecimento organizacional.

 

Incubadora da SJSP


Emprestando o conceito de incubadora das startups, a Incubadora da SJSP tem como missão criar ferramentas para aprimorar a prestação de serviços administrativos da Justiça Federal de São Paulo. Isso é feito por meio de experimentações, testes e construção de protótipos.

Neste ambiente, desenvolvedores locais e colaboradores externos têm acesso ao uma estrutura especializada, composta de ambiente de desenvolvimento de software, laboratório de inovação e demais recursos, os quais promovem a criação e difusão de projetos pioneiros.

 

Normativos importantes

 

Regulamentação da Incubadora

A estratégia de inovação tecnológica e a regulamentação da Incubadora estão no capítulo VIII da Portaria nº 49 de 2019, que consolida e revisa o Programa de Gestão e Inovação no âmbito da Justiça Federal de 1º Grau em São Paulo (alterada pela Portaria DF nº 17/2021).

 

Contatos

Publicado em 30/08/2018 às 14h45 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12