TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetiJusplabPortifólio

Portifólio

Festival de Inovação da 3ª Região 2022

 

 


5º Aniversário do iJuspLab

Em 2022, comemoramos 5 anos de existência do laboratório de inovação com uma proposta inovadora: uma oficina híbrida.

Nossa "festrabalho" aproveitou os convidados, presentes e virtuais, para fazer um brainstorming sobre como fazer uma grande atualização de competências, mediante a troca de expertises entre os laboratórios.

 

DESIGN DE RELATÓRIOS PREVIDENCIÁRIOS


A pedido do GT instituído pela Portaria CNJ 194/2021, responsável pelo desenvolvimento das regras de negócio da integração dos sistemas de processos eletrônicos do INSS à PDPJ, o iJuspLab realizou uma oficina para trabalhar a interface dos relatórios previdenciários criados com base nos dados extraídos da DATAPREV.

Com a participação dos Juízes integrantes do GT, analistas do CNJ, contadores e designer da JFSP, foram desenhados em conjunto vários relatórios, objetivando disponibilizar a informação necessária, de forma acessível, completa e atualizada.

Saiba mais

 

Oficina: OFICIAL DE JUSTIÇA CONCILIADOR

A oficina realizada no final de 2021 deu origem ao protótipo OJAF PACIFICADOR, premiado no Festival de Inovação da Justiça Federal da 3ª Região - INOVAFEST.3R

Saiba mais sobre a Oficina

Saiba mais sobre o protótipo e implantação

Oficina: ACORDO DE NÃO-PERSECUÇÃO PENAL

O iJuspLab e o IlabTRF3 realizaram em parceria uma oficina de Design Thinking para pensar as possibilidades de uniformização dos procedimentos do ANPP, reunindo os olhares dos diversos atores envolvidos: Juízes, Defensoria Pública, Ministério Público, OAB e a CEPEMA - Central de Penas e Medidas Alternativas.

Conheça os resultados:

Grupo 1

Grupo 2

 

4º aniversário do iJuspLab e 1º E-Labs

4º aniversário do iJuspLab e 1º E-Labs - Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação

Materiais apresentados no evento

Pesquisa PACED - COVID 19 - 2021

Painéis de B.I. feitos pelo iJuspLab para pesquisa realizada pelo PACED ( Projeto de Apoio a Consolidação do Estado de Direito) e IACA (International Association for Court Administration ) para medir a resposta judiciária mundial à pandemia do novo Coronavírus em Países Lusófonos.

Pesquisa PACED COVID19

Pesquisa IACA

Pesquisa realizada pela IACA (International Association for Court Administration ) para medir a resposta judiciária mundial à pandemia do novo Coronavírus.

Pesquisa IACA COVID 19

Research IACA COVID 19

ChatBot3R

Realizado em 27/11/2020, o evento foi um bate-papo sobre os robôs conversacionais em uso e em desenvolvimento na Justiça Federal da 3ª Região. 4 servidores e um magistrado apresentaram seus projetos, e em seguida houve uma roda de conversa sobre o tema.

Webinar Comemorativo do 3º aniversário do iJuspLab

Em 12/06/2020 o iJuspLab realizou seu primeiro webinário, para comemorar virtualmente três anos de existência. O evento foi dividido em painéis na parte da manhã e uma roda de conversa dos laboratórios de inovação da Justiça Federal na parte da tarde.

Campanha de divulgação

Webinar - manhã

Webinar - tarde

3º ano do iJusplab

Primeira oficina de Design Thinking online

Após diversos testes o iJuspLab realizou a primeira oficina virtual, utilizando a plataforma de videoconferência Webex e o quadro branco virtual Miro.

Em um trabalho conjunto do iJusplab com o i9.JFRN e o iJuslab/ES, foram desenhadas possibilidades para um modelo de teleaudiências, que foram incorporadas na Nota Técnica Conjunta CLISP E CLIRN nº 02/2020.

Após essa primeira experiência o iJuspLab logrou voltar às suas atividades normais, apesar da pandemia, tendo já sido realizadas diversas outras oficinas online.

Presidente do STF visita o iJuspLab

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, juntamente com o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, visitaram o iJuspLab no dia 2/12/19 . 

Durante a visita os ministros conheceram os projetos, as instalações e as metodologias de trabalho desenvolvidas no laboratório ao longo de mais de dois anos de existência.

O presidente do STF salientou o pioneirismo do iJuspLab e a importância do trabalho desenvolvido ao longo de mais de dois anos de existência. “Os laboratórios são espaços de discussão horizontal onde a criatividade está sendo usada para resolver problemas e tornar o Judiciário mais eficiente, competente e transparente”, enfatizou.

Reportagem da visita

 

1ª Festival de Inovação Aberta

Em comemoração aos 2 anos de inauguração do iJuspLab, a Justiça Federal de São Paulo realizou  seu primeiro festival de inovação abertaO Festival JustPitch abriu as portas da instituição para apresentação de projetos criados por startups e legaltechs.

Os Pitchings foram realizados no dia 27/09/2019 como parte das comemorações do aniversário do iJuspLab, sendo premiadas as três melhores ideias apresentadas. O dia iniciou com palestras sobre temas atuais de inovação ao final houve um coquetel de lançamento do livro “iJuspLab: conceito, criação e práticas do primeiro Laboratório de Inovação do Poder Judiciário”. 

Saiba mais sobre o Just Pitch

Acesse a versão virtual do livro

Reportagem sobre o evento

 

Encontros LIODS

O iJuspLab hospedou, ao longo do ano de 2019, várias oficinas para desenvolver indicadores relacionados ao alinhamento do Plano Estratégico da Justiça Federal e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que traz metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos os habitantes do planeta.

A Conselheira do CNJ Maria Teresa Uille abriu o primeiro evento com uma apresentação geral sobre os ODS. Nos eventos seguintes foram debatidos os desafios relacionados à área de saúde, como as ações de fornecimento de medicamentos, e o aperfeiçoamento das execuções fiscais como forma de melhorar a capacidade de arrecadação e reforçar as receitas para atingir os objetivos propostos na Agenda 2030.

Em 21/08/2019 o Conselho Nacional de Justiça editou a Portaria 119/2019 que instituiu formalmente o LIODS - Laboratório de Inovação, Inteligência e ODS, e posteriormente editou o Provimento 85/2019 que incentiva os Tribunais do país a criarem seus próprios laboratórios de inovação.

Veja as reportagens:

1ª visita ao iJuspLab

1º LIODS - execução fiscal 

2º LIODS - execução fiscal 

LIODS - medicamentos 

LIODS - execução fiscal e medicamentos 

 

Global GovJam

Pelo segundo ano consecutivo, o iJuspLab sediou o Global GovJam, evento mundial que acontece simultaneamente em várias cidades do mundo, voltado à experimentação e à disseminação de novas ideias e soluções inovadoras ligadas aos serviços públicos. 

Essa edição contou com a participação presencial de 24 pessoas entre servidores, cidadãos e representantes dos setores público e privado. 

Os participantes foram divididos em três times que, a partir de um desafio proposto, utilizaram a metodologia do design thinking para a construção de soluções inovadoras focadas nas necessidades do cidadão. 

As soluções foram compartilhadas com o restante do mundo através da plataforma do GovJam. “A troca de experiências entre as pessoas de diferentes órgãos e setores da sociedade propiciou uma mudança de foco de visão o que tornou o trabalho mais enriquecedor”, comemorou a servidora Rosangela Maria Souto, do Núcleo de Saúde.

Veja a reportagem:
 

// //

Oficina: É necessária a interdição?

No dia 27 de setembro de 2019 o Centro Local de Inteligência realizou, com apoio dos facilitadores do iJuspLab, uma oficina para debater a necessidade da interdição de pessoas para fins de recebimento de benefícios assistenciais e previdenciários e buscar possíveis soluções para a questão. Divididos em três mesas de trabalho, juízes federais e estaduais, procuradores, defensores públicos, advogados e servidores do INSS prototiparam soluções como medidas pré-processuais, capacitação dos peritos para elaborar os laudos e liberação dos créditos pelo juíz independentemente da interdição, que poderia ser solicitada pela família ou outro interessado.

Saiba mais

Vídeo-reportagem

Boas Práticas: Planilha de Cálculo do Valor da Causa

A planilha foi desenvolvida no iJuspLab pelo dr. Caio Moysés de Lima e pelos contadores Eric Fujita e Claudia Panzica, a pedido do Centro Local de Inteligência de São Paulo - CLISP, para facilitar a atividade de juízes e servidores na identificação, rápida e fácil, do correto valor da causa, e, assim, se a competência é das Varas Federais ou dos Juizados Especiais Federais. 

Cumpre frisar que, apesar da autorização de uso pelo TRF3, a ferramenta funciona ainda na versão beta e não possui suporte técnico oficial, portanto no momento está sendo franqueado seu uso apenas ao público interno na Seção Judiciária de São Paulo. Há grande empenho para que a planilha possa ser institucionalizada e divulgada para o público externo.

Consulte. 

 

Mapeamento de Oportunidades de Inovação

O iJuspLab promoveu no ano de 2018 o Mapeamento das Oportunidades de Inovação, levantamento junto ao púbico interno e externo dos principais desafios, necessidades e oportunidades da Justiça Federal. A cocriação de soluções no laboratório e encaminhamento de outros desafios para respectivas áreas será feito anualmente pela equipe de laboratoristas. Independentemente desse ciclo, o email ijusplab@trf3.jus.br está sempre disponível para receber desafios sempre que forem identificados.

Divulgação do MOI

Resultados do MOI

Projeto Rede Pje (atual Programa e-Vara)

Iniciado em outubro de 2017 através de uma oficina de Design Organizacional, para desenvolver um novo modelo cartorário capaz de corrigir o descompasso entre a estrutura organizacional das Varas Federais e a realidade decorrente do processo judicial eletrônico. Desse trabalho nasceu a primeira versão do projeto Rede Pje.

Após a coleta de sugestões de servidores e magistrados, o protótipo foi aperfeiçoado até que chegou ao projeto-piloto implantado na Subseção Judiciária de Santos em janeiro de 2020 .

Saiba mais em http://intranet.jfsp.jus.br/e-vara/

Reportagem inauguração da CPE de Santos

Capacitação no iJuspLab

Capacitação para Inovação: Estruturação Conceitual e Metodológica 

No período de 19/06 a 10/08/2017 foi realizada a primeira capacitação para os futuros laboratoristas da Justiça Federal de São Paulo, através do curso "Capacitação para Inovação: Estruturação Conceitual e Metodológica para o Laboratório de Inovação", estruturado em duas fases. 

Na primeira etapa,  Introdução ao Design Thinking e Metodologias Colaborativas, foram abordados o conhecimento de abordagens metodológicas para inovação; Conceitos fundamentais do design estratégico ao operacional; Design centrado no usuário e user experience; Design Thinking e Service Desing Thinking; e "Mão na massa/parte prática do curso: aplicação em desafio do setor judiciário".

Na segunda etapa, Gestão para Laboratórios de Inovação, o objetivo foi estabelecer governança para o laboratório, sendo destinado a dirigentes, stakeholders e operadores do ambiente, com vistas à construção coletiva de formas de uso, gestão e promoção das atividades destinadas ao iJusplab.

 

Curso Design Estratégico e Metodologias Colaborativas

Período: 10/10 a 09/11/2017

Objetivos: Possibilitar, por meio de técnicas do design estratégico, a reflexão e ação de melhorias contínuas no ambiente da organização; projetar e gerir mudanças, com a utilização de metodologias colaborativas; construir a estratégia de um novo modelo para a gestão de processos.

Metas a atingir: Obter referências e modelos de processos unificados; concepção e modelagem de um serviço centralizado, cocriado com os envolvidos e usuários.

Entregáveis: Estratégia de criação da Secretaria Unificada, protótipo de funcionamento básico.

Módulo 1 - Campfire: Por meio de depoimentos em estilo storytelling, profissionais da Justiça deverão expor a experiência de Secretaria Única em prática nos seus locais, trazendo a reflexão sobre a mudança e o ambiente de modernização, com mediação dos instrutores. Carga horária: 3 sessões de 60 minutos.

Módulo 2 - Design estratégico e design de serviços: Capacitar para ações inovadoras, com instrumentos e técnicas para a construção de práticas de inovação em níveis tático e operacional, a serem integradas em um processo contínuo da organização. Carga horária: 30 horas

 

Programa Interinstitucional de Inovação em Governo - HubGov 2018

Desenvolvido pela empresa WeGov  - Treinamento para Gestão Pública, o Programa HubGov 2018, realizado no período de 01/03 a 13/07/2018, foi idealizado para auxiliar os participantes a propor soluções inovadores para um desafio institucional, através de oficinas de trabalho conectadas com a realidade da instituição e troca de experiências entre os participantes. O desafio escolhido será o alvo do trabalho ao longo da jornada HubGov.

Realizado simultaneamente em 4 Estados (São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal), participam do evento, entre outras, as seguintes instituições: Ministério Público do Estado de São Paulo, Tribunal de Justiça de São Paulo, Prefeitura de Guarulhos, Correios, Metrô de São Paulo, Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, Tribunal de Contas de Goiás, ANAC e Ministério do Meio Ambiente. O programa teve, além da carga horária de 36 horas de módulos de Design Thinking, 88 horas de oficinas e eventos.

Definido em conjunto com a Diretoria do Foro, o desafio da equipe da Justiça Federal de São Paulo é melhorar a comunicação  dentro da instituição, criando meios de acesso às informações com maior entendimento e participação dos servidores, estabelecendo uma via de mão dupla e eliminando os ruídos.

O protótipo desenvolvido no HubGov, o programa "Todos Juntos", deu origem à criação da Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação - UCIN, que agregou os Núcleos de Formação e Capacitação, Comunicação Social e Biblioteca, criou o Núcleo de Inovação Tecnológica e a Seção de Sustentabilidade e deu estrutura administrativa ao Laboratório de Inovação. 

 

Publicado em 08/01/2020 às 15h13 e atualizado em 18/01/2023 às 11h49