Publicado em: 26/06/2018 16h40 – Atualizado em: 30/08/2021 18h20

Eventos

FESTIVAL DE INOVAÇÃO

Em comemoração aos 2 anos de inauguração do iJuspLab, a Justiça Federal de São Paulo realizou  seu primeiro festival de inovação abertaO Festival JustPitch abriu as portas da instituição para apresentação de projetos criados por startups e legaltechs.

Os Pitchings foram realizados no dia 27/09/2019 como parte das comemorações do aniversário do iJuspLab, sendo premiadas as três melhores ideias apresentadas. O dia iniciou com palestras sobre temas atuais de inovação ao final houve um coquetel de lançamento do livro “iJuspLab: conceito, criação e práticas do primeiro Laboratório de Inovação do Poder Judiciário”. 

Saiba mais sobre o Just Pitch

Acesse a versão virtual do livro

Reportagem sobre o evento

Consórcio de Ideias

O time de inovação da Justiça Federal de São Paulo, em conjunto com servidores de outras instituições como Correios, Metrô, Tribunal de Justiça de São Paulo e Prefeitura de Guarulhos, formaram uma rede colaborativa de inovação interinstitucional, com intuito de aprimoramento da gestão pública a partir da troca de experiências. A rede pretende promover a cocriação e compartilhamento de ideias e projetos. 

O primeiro encontro ocorreu em 03/08/2018, no iJuspLab,  e desde então a rede, denominada Consórcio de Ideias, reune-se bimestralmente em uma das instituições participantes.

GovJam 2018

Entre os dias 5 e 7 de junho, o Laboratório de Inovação da JFSP recebeu, pela primeira vez, o Global GovJam, evento mundial de inovação em governo. A partir de um desafio, pequenos times em diferentes locais do mundo trabalham por 48 horas na construção de soluções inovadoras focadas nas necessidades do cidadão. Ao final da maratona, os participantes compartilham seus resultados com o resto do mundo. Os servidores da JFSP, João Paulo Tiveron e Maristela Streffeza Lopes, estavam entre os participantes.

FONAGE 2018 (Externo)

A 3ª edição do Fórum Nacional de Administração e Gestão Estratégica – Fonage, voltado ao compartilhamento de boas práticas na área de gestão judiciária, aconteceu este ano na Justiça Federal do Rio Grande do Norte. No evento, promovido pela Ajufe com a participação da Diretoria do Foro da JFSP, foram apresentadas algumas das boas práticas da JFSP, como o Orçamento-Programa Participativo, o Projeto Contadoria (de automação de cálculos judiciais) e a Gestão por Processos de Trabalho. Durante os três dias, foram promovidos debates sobre blockchain, centros de inteligência, além de oficinas de Design Thinking para apresentar aos participantes abordagens colaborativas e inovadoras de resolução de problemas.

Projeto Gestão de Dados

Segundo a OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, uma das competências básicas para a inovação no setor público é a alfabetização em dados: basear decisões em dados e evidência, construir sistemas que coletam os dados certos e comunicar os dados de maneira eficiente.

A equipe do Projeto Gestão de Dados vem se reunindo quinzenalmente no iJuspLab para trabalhar na elaboração do banco de dados. Os servidores também estão sendo treinados em Excel Avançado, em curso realizado duas vezes por semana na sala de informática anexa ao laboratório de inovação.

Apresentação do Desafio HubGov

Os participantes do Programa Interinstitucional de Inovação em Governo - HubGov 2018 se reuniram com a Diretoria do Foro para apresentar o desafio escolhido para a Justiça Federal de São Paulo: desenvolver uma solução de comunicação interna efetiva, integradora e participativa, estabelecendo uma via de mão dupla entre a administração e os servidores. Slogan: Informar, participar e inovar!

1º Campfire da Gestão Estratégica

Com a participação do TRF3, da Diretoria do Foro da JFSP e da AJUFESP, ocorreu em 04/04/2018 o 1º Campfire da Gestão Estratégica, que abordou as dificuldades para imprimir maior celeridade nas ações de improbidade administrativa e ações coletivas.

Projeto Rede PJe 1ª fase

No período de 10/10 a 09/11/2017 foi realizada no Laboratório de Inovação uma oficina de Design Organizacional, para desenvolver um novo modelo cartorário, capaz de corrigir o descompasso entre a estrutura organizacional das Varas Federais e a realidade decorrente do processo judicial eletrônico. Desse trabalho nasceu a primeira versão do projeto Rede Pje.

Após a coleta de sugestões de servidores e magistrados, o projeto está em fase de iteração, tendo sido apresentada ao CONGIP a versão revista, em 18/06/2018. A proposta revisada será discutida com os magistrados e servidores no trimestre de julho a setembro, através de reuniões descentralizadas e por meio eletrônico. A previsão é que possa ser implantado um projeto-piloto no início de 2019.

Inauguração do iJuspLab

Em 12/06/2017 foi inaugurado o Laboratório de Inovação da Justiça Federal em São Paulo - iJuspLab, no 2º subsolo do Fórum Ministro Pedro Lessa. O iJuspLab é o primeiro laboratório de inovação no Poder Judiciário no Brasil, e pode ser instalado graças a uma parceria com a AJUFESP.  Desenhado para ser um ambiente propício para repensar o serviço público, sem formalidades e sem burocracia, o laboratório será uma arena para o desenvolvimento de soluções colaborativas, com a participação de todas as áreas envolvidas direta ou indiretamente no problema a ser resolvido.

Parceria InovaDay

 

A partir de abril/2017 o iJusplab passou a fazer parte do comitê gestor do inovaDay, evento mensal de inovação que contam com a participação de palestrantes especializados no tema Inovação. Outros integrantes do comitê gestor são o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o iGovSP - Rede Paulista de Inovação em Governo, a Secretaria de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo, a Fundação Vanzolini e o Metrô de São Paulo.

A partir de agosto/2017 o iJuspLab passou a retransmitir o evento, inclusive com participação nos debates via chat.