Publicado em: 17/07/2020 13h31 – Atualizado em: 07/10/2020 17h52

Pesquisa IACA COVID19

Medição da resposta judiciária mundial à pandemia do novo Coronavírus

O objetivo da Pesquisa Internacional do Sistema Judiciário realizada pela IACA (International Association for Court Administration) foi o de levantar dados das atividades do Poder Judiciário em diversos países após a Declaração de situação de emergência decorrente da pandemia provocada pelo novo coronavirus (COVID-19) pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no dia 11/03/2020.

Pretendeu-se disponibilizar dados para pesquisa científica, aprendizagem organizacional e compartilhamento de boas práticas entre os Judiciários quanto ao potencial de prestação jurisdicional decorrente das restrições do isolamento social ou lockdow. Os dados coletados e analisados também podem ser utilizados para identificar as tendências e novas ferramentas do Judiciário pós COVID19.

A Equipe do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo - iJuspLab - desenvolveu painéis em Business Intelligence (B.I.) para facilitar o acesso aos dados com filtragens e gráficos que possibilitam diversos tipos de comparação e recuperação dos dados da pesquisa, disponível no link ao lado (clique na imagem para visualizar os painéis e no link abaixo para ver a análise de dados).

Análise de dados feita pela Juíza Federal Luciana Ortiz T. C. Zanoni; Juiz Federal Antonio Cesar Bochenek; Ex-Presidente do Tribunal Regional Federal da 4a. Região, Vladimir Passos de Freitas