TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetBiblioteca JF3RBIBLIOMEMOJUS

BIBLIOMEMOJUS

 
 

PAINÉIS DE B.I. DO DIAGNÓSTICO DA REDE BIBLIOMEMOJUS

 

 

SOBRE O DIAGNÓSTICO:

 

Elaborou-se questionário com o intuito de diagnosticar e mapear as unidades informacionais dos órgãos que formam a rede BIBLIOMEMOJUS, indicando a situação das Bibliotecas, seus profissionais, serviços, informações, estrutura e ações de memória e inovação. No caso dos órgãos do Poder Judiciário, o percentual de respondentes alcançou a totalidade. 

A partir dos dados coletados no questionário do Diagnóstico, a equipe da Biblioteca da JF3R elaborou painéis de Business Intelligence (BI), que possibilitam vários tipos de consultas, pesquisas e combinações de dados, trazendo um quadro atual e pormenorizado da situação das Bibliotecas integrantes da rede BIBLIOMEMOJUS, com o objetivo de subsidiar futuras ações, políticas e projetos para o desenvolvimento da área. 

DIAGNÓSTICO BIBLIOMEMOJUS EM B.I.
 

 
 

A REDE BIBLIOMEMOJUS

 

A Rede BIBLIOMEMOJUS, que é a Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias, foi criada a partir da experiência da rede MEMOJUS BRASIL, que congrega profissionais das áreas de Arquivos, Museus e Bibliotecas dos cinco ramos do Poder Judiciário e de outros órgãos públicos.  A Rede tem por objetivos principais: a) fomentar a interlocução e a colaboração entre profissionais de Bibliotecas judiciárias de todo o país; b) incentivar a cooperação integrada entre as mesmas Bibliotecas; c) ampliar o acesso à informação jurídica; d) fomentar a cultura da inovação e o aprimoramento da qualidade do atendimento e do tratamento dos acervos; e) preservar, valorizar e difundir a Memória do Poder Judiciário.

 

A ideia de formação de rede nacional específica para as Bibliotecas do Poder Judiciário e outras nasceu a partir de interlocução e troca de experiências no II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, organizado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco e realizado de 10 a 13 de maio de 2022.  Em 16 de maio de 2022, foi efetivamente criada por adesão espontânea das Bibliotecas e de seus profissionais. De início, foram estabelecidos alguns eixos de atuação: 1) constituição de Grupo de Trabalho para temas específicos; 2) formação de rede nacional específica de Bibliotecas; 3) organização de Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário.

 

A Rede BIBLIOMEMOJUS realizou diagnóstico situacional das Bibliotecas integrantes, com adesão total daquelas do Poder Judiciário, cujos resultados são apresentados nos painéis interativos de Business Intelligence (B.I.) e nortearão as futuras ações e projetos de seus Grupos de Trabalho. 

 

A Rede é dividida em sete Grupos de Trabalho: I – Gestão; II. Memória; III. Redes; IV. Biblioteca Digital; V. Inovação; VI. Agenda 2030 e VII. Capacitação.

                                                                                 

A Biblioteca da Justiça Federal da 3ª Região assessora a rede depois de ter obtido aprovação da Presidência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e da Diretoria do Foro da Seção Judiciária de São Paulo.

 

Publicado em 12/12/2017 às 12h25 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12