TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetCEAMA - Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual na JFSPDia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho

Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho

Dia 02 de maio é o Dia Nacional de combate ao Assédio Moral no Trabalho. A data foi instituída há pouco tempo mas representa um enorme ganho para todos os trabalhadores: ela simboliza que o mundo do trabalho vem reconhecendo que muitas de suas estruturas tradicionais propiciam comportamentos abusivos entre os trabalhadores de empresas e instituições e que estas ações, muitas vezes, acabam violando a dignidade da pessoa humana.

A boa noitícia é que ao reconhecer existência de comportamentos abusivos, o mundo do trabalho também tem movido esforços para combatê-los e construir ambientes mais saudáveis de convivência entre seus colaboradores. E não poderia ser diferente já que é no trabalho que todos passamos o maior número de horas dos nossos dias e trabalhar em um ambiente abusivo pode ser um gatilho para muitas doenças físicas e psíquicas.

O Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral é, então, um convite para que todos nós participemos desse processo de prevenção e enfrentamento, com ações que ajudem a inibir de forma eficaz o assédio, como o diálogo, o favorecimento do trabalho em equipe, o respeito à diversidade e a denuncia das condutas de assédio.

Saiba mais sobre a CEAMA - Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual na JFSP. Deseja fazer uma denúncia ou relato anônimo de situações de assédio ou discriminação? Clique aqui.

Conheça as principais modalidades do Assédio, nos vídeos abaixo:

 

Vídeos produzidos pelo TST.

Publicado em 29/04/2022 às 10h48 e atualizado em 29/04/2022 às 10h50