Entrou em funcionamento na página da Internet da Justiça Federal de São Paulo (http://www.jfsp.jus.br) o link “Leilões Judiciais”, contendo os editais dos leilões de bens oriundos das ações de execução fiscal, em trâmite nos fóruns federais da capital e interior. O serviço foi criado para ampliar a divulgação dos editais e possibilitar a participação, de quem possa interessar, nos leilões realizados pela Justiça Federal.
Todos os leilões são abertos ao público. Diversos bens, móveis e imóveis, são colocados à venda no pregão, como casas, terrenos, automóveis, computadores, roupas, quadros, máquinas industriais, cobertores, materiais de construção e até alimentos. A arrematação do bem deve ser em dinheiro à vista ou a prazo de três dias, mediante caução. Nos editais são informados as datas e locais dos leilões, bem como as condições necessárias para o interessado fazer o “lance” da compra.
Os leilões são marcados em duas datas. Na primeira, os bens são vendidos a quem oferecer o maior preço, desde que igual ou superior ao de avaliação. Na segunda, o leilão ocorre eventualmente para vender aquilo que não foi negociado anteriormente. Neste caso, a oferta pode ser abaixo do valor de avaliação.
Confira os editais que estão disponíveis na Internet. Mas atenção: o objetivo da página é auxiliar na divulgação dos leilões. A publicação oficial se dá pelo Diário Oficial do Estado, seção Poder Judiciário, caderno de editais e leilões, com 30 a 10 dias de antecedência do 1º leilão. (RAN)