TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2007

24/01/2007 - Guarulhos realiza audiência por teleconferência

O interrogatório de um réu estrangeiro (angolano), acusado de tráfico internacional de drogas, inaugura amanhã (25/01) o sistema de audiência por teleconferência do Fórum Federal de Guarulhos. Na ocasião, juiz, advogado e testemunhas interagirão, em tempo real, com o réu que estará dentro da penitenciária de Itaí.

A audiência por teleconferência foi testada pela primeira vez no dia 23/08/2005, em Guarulhos, e inaugurada oficialmente no Fórum Criminal Federal de São Paulo em 13/12/2006. Um convênio firmado entre o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), a PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), a Casa Civil do Governo do Estado e a Secretaria de Administração Penitenciária possibilitou a implantação do sistema.

“Este é um grande passo rumo à total informatização do processo”, disse o diretor do Fórum de Guarulhos juiz federal Hong Kou Hen. Para ele, a utilização do sistema gera inúmeros benefícios pois resulta em sensível economia ao erário público e rapidez no processo. “Deixaremos de efetuar gastos com a escolta de presos e eliminaremos um dos maiores riscos à segurança do fórum”, disse.

Na teleconferência, a comunicação é imune à interferências e a conversa entre o advogado e o preso é totalmente segura. São utilizados recursos inovadores de gravação streaming (imagem em CD-Rom), voz sobre IP (digital), scanner de alta velocidade, monitores de 29’ e linha exclusiva de telefonia digital criptografada.

Amanhã (25/01), será realizado interrogatório e audiência de instrução e julgamento do angolano Carlos Gonçalvez Gerêz, preso em flagrante no dia 17/10/2006 transportando 2kg de cocaína no aeroporto em Cumbica. O réu estará no presídio de Itaí (região de Avaré), acompanhado de técnicos da PRODESP e um agente penitenciário. No auditório do Fórum, o juiz federal Antônio André Muniz de Souza irá comandar a audiência.

O Fórum Federal de Guarulhos (Rua Sete de Setembro nº 138, centro) está localizado a poucos quilômetros do Aeroporto Internacional, bem ao lado de uma das rodovias mais movimentadas do país, a Dutra. Grande parte dos processos são criminais, ligados ao tráfico internacional de drogas. Segundo o juiz Hong Kou Hen, são realizadas cerca de 125 audiências por mês no Fórum. Quinze audiências por teleconferência já estão agendadas para as próximas semanas. (RAN)

Publicado em 29/01/2018 às 18h23 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12