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18/08/2008 - Descentralização das decisões marca III Encontro de Juízes Administradores

O Fórum de Campinas sediou, na sexta-feira (15/08), o III Encontro dos Juízes Administradores da Justiça Federal de São Paulo, reunindo cerca de 30 coordenadores e diretores de fóruns e presidentes de Juizados, para tratar do planejamento estratégico e ao mesmo tempo promover a integração entre as diversas subseções e a Administração central. Entre os temas, a necessidade de descentralização das decisões, gerenciamento eletrônico de materiais, racionalização dos gastos.

O encontro foi presidido pela juíza federal Renata A. Lotufo, diretora administrativa da Seção Judiciária de São Paulo. Ela pediu empenho a todos os administradores para o gerenciamento de seus respectivos fóruns e que tragam sugestões à Administração. “Não é possível administrar 46 fóruns com um orçamento bastante apertado sem a colaboração de todos”, disse.

Levou ao conhecimento dos administradores o projeto desenvolvido pela Seção de Controle e Acompanhamento de Locações e Manutenção de Imóveis da Administração, que através da adequação da demanda e alteração da modalidade tarifária permite economia de R$200 mil a R$600 mil ao ano no pagamento de energia elétrica.

Os juízes administradores também foram apresentados ao Sistema Eletrônico de Solicitação e Gerenciamento de Materiais, Farmácia e Almoxarifado, desenvolvido pela Seção de Sistemas Administrativos de 1º Grau, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região para o Núcleo de Material e Patrimônio (NUMP).

O programa integra todos os fóruns ao Almoxarifado Central, padroniza procedimentos, permite acesso a uma base única de dados e elabora relatórios gerenciais e estatísticos das movimentações nos estoques do Almoxarifado Central e subalmoxarifados locais. Ele facilita o planejamento da demanda e dos estoques bem como da gestão de operações de transporte e armazenagem.

         Através desse programa os administradores poderão visualizar gráficos sobre o consumo mensal e anual de materiais em sua subseção, identificando o item, a quantidade, o preço da unidade desse item e a data em que solicitado/e/atendido. “O módulo de gerenciamento apresentado”, disse a dra. Renata, “usa tecnologia avançada conferindo segurança às informações e transparência na administração dos bens públicos”.

 

A vice-diretora da Administração, na Capital, dra. Raecler Baldresca, participou do encontro por vídeoconferência, levando uma pesquisa aplicada em abril/2008 em todos os fóruns de SP, sobre a qualidade dos serviços das empresas contratadas. Pediu fiscalização rigorosa dos administradores, relevando que “trata-se de dinheiro público”. Deu ênfase especial à segurança dos prédios e pediu sugestões.

A carência de servidores e a condução das sindicâncias também foi tema para discussão. Joceli Guerra Castelfranchi, supervisora da Seção de Seleção e Acompanhamento Funcional, informou aos administradores que existe uma demanda de servidores que ultrapassa em quase 50% o quadro disponível.

“Mesmo diante da carência, é preciso acabar com a velha idéia de que “no serviço público é assim mesmo”, não é assim, deve-se abrir sindicância quando necessário. Não adianta colocar o mau servidor à disposição, transferindo o problema para outro, é preciso solucionar, porque os maus acabam desestimulando os bons e isso não pode continuar”, frisou a juíza diretora do Foro.

Ao fim dos trabalhos, a juíza diretora do Foro pediu a todos que sempre elaborem relatórios de gestão, que registrem suas metas e seus resultados. 

O III Encontro de Juízes Administradores da Seção Judiciária de São Paulo foi presidido pela diretora do Foro, juíza federal Renata Andrade Lotufo e contou a presença do juiz federal Paulo Sérgio Domingues, representando o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com o vice-diretor do Foro para o Interior, juiz federal Rodrigo Zacharias. Além de participar do encontro como diretor do Fórum de Campinas, o juiz federal Valdeci dos Santos foi ainda o anfitrião que cuidou de todos os detalhes para que os convidados pudessem desfrutar de um ambiente harmonioso e produtivo.

O I Encontro de Administradores da Seção Judiciária de São Paulo foi realizado em novembro/2006, na Capital; o II Encontro foi realizado em Jaú, em agosto/2007. (DAS)

Publicado em 29/01/2018 às 18h47 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12