TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2008

26/08/2008 - Fórum de Araraquara passa a se chamar: Professora Doutora Ruth Cardoso

A partir desta sexta-feira (29/agosto), o Fórum de Araraquara passa a se chamar “Fórum Professora Doutora Ruth Cardoso”, recebendo o nome da ex-primeira dama falecida em 24/junho deste ano. “Uma homenagem justa para uma filha ilustre dessa terra”, disse a desembargadora federal Marli Marques Ferreira, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, sobre a homenageada.

Ruth Correa Leite Cardoso nasceu em 19 de setembro de 1930 e foi primeira-dama do país no período de 1º de janeiro de 1995 a 31 de dezembro de 2002, durante o governo de seu marido Fernando Henrique Cardoso.

        Doutora em Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), trabalhou em instituições como a USP, Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/Unesco), Universidade do Chile (Santiago do Chile), Maison des Sciences de L'Homme (Paris), Universidade Berkeley (Califórnia) e Universidade Columbia (Nova York).

Ruth publicou trabalhos na área de cultura e política sobre movimentos sociais, participação política, imigração, juventude, comunicação de massa, violência e cidadania. Entre as obras que publicou estão A Aventura Antropológica e Bibliografia sobre a Juventude.

 

O fórum de Araraquara – possui duas varas, três juizes (um substituto), 34 servidores e 13 mil processos em tramitação. Ele foi inaugurado em 15 de dezembro de 2000; sua jurisdição alcança 19 cidades(*) localizadas no centro do Estado de São Paulo. Somada, a população dessa região, ultrapassa 500 mil habitantes, sendo Araraquara o centro regional com 195.815 habitantes (IBGE/2007).

No próximo dia 29/08, às 18 horas, a Justiça Federal realizará ato solene para atribuir o nome de “Professora Doutora Ruth Cardoso” ao fórum da 20ª Subseção Judiciária, na avenida Padre Francisco Sales Colturato, 658, em Araraquara. (DAS)

 

(*) Américo Brasiliense; Araraquara; Boa Esperança do Sul; Borborema; Cândido Rodrigues; Dobrada; Fernando Prestes; Gavião Peixoto; Ibitinga; Itápolis; Matão; Motuca; Nova Europa; Rincão; Santa Ernestina; Santa Lúcia; Tabatinga; Taquaritinga e Trabiju.

Publicado em 29/01/2018 às 18h47 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12