TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2010

10/12/2010 - Quarta Vara Federal em Piracicaba é inaugurada

Foi inaugurada ontem (9/12) a 4ª Vara Federal no município de Piracicaba/SP (160km da capital), com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador federal Roberto Haddad, e do diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de São Paulo, juiz federal Carlos Alberto Loverra.

“Piracicaba está numa região em franco desenvolvimento, tanto que as demandas daqui estavam superando a capacidade dos juízes em resolvê-las. Por isso o Tribunal, antes que a situação se tornasse insustentável, decidiu por instalar mais uma vara na região”, disse o presidente do TRF3 Roberto Haddad.

O número de processos em Piracicaba supera os 30 mil volumes, acima da média nas varas federais do estado. “Faz tempo que temos sobrecarga de trabalho, o que estava tornando inviável uma prestação jurisdicional mais adequada, com atendimento rápido e eficiente. A instalação da 4ª Vara vai possibilitar a redistribuição dos processos, melhorando bastante o nosso trabalho”, afirmou a juíza federal Rosana Campos Pagano, diretora da 9ª Subseção Judiciária.

A 4ª Vara Federal de Piracicaba foi instalada no mesmo local onde funciona o Fórum, situado à avenida Mário Dedine n.º 234. O prédio, de 3.430 m2 de área construída, já tinha espaço suficiente para a sua ampliação, inclusive para a instalação de um Juizado Especial Federal futuramente. Na adequação, foram retiradas algumas divisórias e instalados balcões de atendimento.

“Não tivemos muitas dificuldades na instalação pois o prédio foi concebido visando o crescimento do Fórum” disse o diretor do Foro, juiz federal Carlos Alberto Loverra. Originalmente, a vara inaugurada em Piracicaba seria instalada em Bela Vista, Mato Grosso do Sul, mas a mudança ocorreu principalmente porque o prédio na avenida Mário Dedine já estava preparado para a ampliação, “sem falar na necessidade que havia pelo alto volume de processos”.

Oscar Paulino dos Anjos, diretor da Secretaria Administrativa da Seção Judiciária, confirmou que os planos foram alterados para inaugurar a 4ª Vara em Piracicaba. “Não estava na programação inicial. Quando o presidente do TRF3 informou a mudança do local procuramos a subseção que estava mais adequada para fazer a instalação. Em 15 a 20 dias fizemos as adaptações necessárias”. 

Para o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, a inauguração da Vara era uma antiga reivindicação e significa “um avanço da Justiça Federal para com os trabalhadores, empresários, advogados, juízes e servidores. O próprio volume de processos existente justifica, por si só, a instalação de mais uma vara na cidade”.

A Subseção de Piracicaba atende 20 municípios: Águas de São Pedro, Americana, Analândia, Araras, Charqueada, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Limeira, Nova Odessa, Piracicaba, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara do Oeste, Santa Gertrudes e São Pedro. (RAN)

Fotos: Hélio e Javã

Publicado em 19/01/2018 às 17h17 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12