TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2010

17/05/2010 - Entidade é inaugurada com recursos doados pela Justiça Federal

Com lágrimas nos olhos e muita emoção os dirigentes e colaboradores da Fraternidade Irmã Clara (FIC) descerraram a placa de inauguração de sua nova sede na Barra Funda, Zona Oeste da Capital, no último sábado, 15/5, às 11h.

A Irmã Clara é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que cuida de 34 pessoas portadoras de paralisia cerebral. Com a nova sede, o número de assistidos passará para 70.

A realização do sonho só foi possível graças à doação de aproximadamente R$ 2 milhões pela Justiça Federal de São Paulo, mais precisamente pelo juiz federal Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal, especializada em lavagem de valores.  O montante é proveniente da chamada “destinação de bens”, prática recorrente da 6ª Vara, que permitiu a construção do novo prédio. “Esse trabalho tem que ter continuidade para que a sociedade possa ver na Justiça uma instituição eficaz, inclusive neste campo social”, disse o juiz.

Além do juiz De Sanctis, estiveram presentes na cerimônia de inauguração da nova sede o secretário de estado da cultura de São Paulo Andrea Mattarazzo, a vereadora Mara Gabrilli, entre outras autoridades e empresários. 

A antiga sede funcionava na avenida Pacaembu, embaixo de um viaduto, em condições precárias de instalação. A Fraternidade Irmã Clara possui atualmente 58 funcionários, entre eles, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem e administrativos, além de 150 voluntários.

A entidade presta assistência aos portadores de paralisia cerebral com dificuldade de falar e se alimentar, que se movimentam involuntariamente, possuem convulsões, pneumonias de repetição e deformidades osteoarticulares. Atualmente não existe um exame único para o diagnostico da doença e também não há cura.

A FIC faz o acompanhamento médico até a fase de desenvolvimento da criança visando o diagnóstico e tratamentos precoces e um menor número de complicações. Proporciona aos seus assistidos tratamentos de reabilitação e inclusão social, melhorando a convivência dos pacientes com seus familiares e a sociedade.

A Irmã Clara realiza seu trabalho por meio de doações, campanhas, bazares beneficentes e eventos, além do apoio de parcerias e empresas cidadãs. (VPA)

Publicado em 19/01/2018 às 17h17 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12