TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2010

17/06/2010 - Aberto 4º Encontro de Contadores da Justiça Federal

Em clima de copa, passando a bola, cada um dos quarenta participantes se apresentou na abertura do 4º Encontro de Contadores da Justiça Federal em São Paulo, para iniciar uma jornada de três dias (17,18 e 21/6) de aprendizado e troca de experiências sobre o Sistema Nacional de Cálculo Judicial (SNCJ). Adriana Ferreira Lima, diretora do Núcleo de Acompanhamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUDE) e Akemi Ikeda, diretora do Núcleo de Cálculos Judiciais (NUCA) abriram o Encontro e deram as boas vindas aos contadores dos fóruns do interior.

Sobre o evento, Akemi disse que o NUCA e o NUDE visam capacitar tecnicamente os contadores da Seção Judiciária sem esquecer do bom relacionamento interpessoal, facilitando o intercâmbio de informações na lida do dia-a-dia. “Também nos preocupamos em convocar instrutores altamente capacitados e familiarizados na elucidação de problemas expostos pelos contadores, assim, a cada encontro haverá um expressivo ganho no desenvolvimento profissional de cada participante. Procuramos tratar de assuntos que geram maior polêmica e dificuldades na elaboração dos cálculos judiciais”.

 Neste ano, o módulo previdenciário do SNCJ, apresentado aos tribunais regionais, em Brasília, em setembro/2009, foi tema da primeira aula de hoje (17/6) por Anselmo Vargas Antenor, analista-contador (JF/Guarulhos) para os contadores do interior. No próximo dia 21, ele repetirá a aula para os contadores da capital e Grande São Paulo. “Como a turma é grande, dividimos em duas para estimular a participação”, disse Anselmo.

 A participação, aliás, é essencial para os alunos. Alexandre Cortez, contador do Fórum de Assis, a exemplo da maioria, tem um grande volume de processos previdenciários para cálculo. “Cada fórum tem suas peculiaridades, mesmo tratando de matérias semelhantes, por isso o Encontro é uma grande oportunidade de intercâmbio. Sempre temos algo novo para aprender com os outros fóruns e vice-versa”.

Para Akemi, a tendência é padronizar todos os procedimentos na Justiça Federal, por isso é importante que os contadores da JF/SP se familiarizem com os módulos do SNCJ.

O 4º Encontro prossegue amanhã (18/6) reunindo contadores do interior e da capital. O tema a ser desenvolvido é “Modalidades de Financiamento da Caixa Econômica Federal”, com Wilton Cabral, gerente da CEF em Curitiba/PR. (vide programação/release 14/6/2010) (DAS)

Publicado em 19/01/2018 às 17h17 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12