TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2010

17/12/2010 - Osasco ganha Fórum Federal com duas varas

Foi realizada ontem (16/12) a última inauguração de 2010 das 43 varas criadas pela Lei n.º 12.011/2009 e que devem ser implantadas na 3ª Região até 2014. Desta vez foi na cidade de Osasco, na grande São Paulo, que acaba de expandir sua subseção com mais duas varas mistas (para ações cíveis, criminais e de execuções fiscais). O Fórum, que já abrigava um Juizado Especial, ganhou também novas instalações e agora funcionará em um prédio com dez andares no centro de Osasco.

O desembargador federal e presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Roberto Haddad, justificou o motivo pelo qual a cidade da grande São Paulo foi escolhida. “Quando a Justiça fica longe da população muitos dos beneficiários acabam achando que não vale a pena ir até São Paulo para pleitear seus direitos, mas com a Justiça à sua porta é diferente”, explica o presidente do TRF3.

Sete municípios fazem parte da 30ª Subseção Judiciária em Osasco: Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. A diretora da 30ª Subseção Judiciária de São Paulo, juíza federal Nilce Cristina Petris de Paiva comentou sobre as inaugurações. “Não há dúvida de que essas novas varas serão muito importantes não só para a cidade de Osasco, mas também para toda a região que abrange a 30ª Subseção”.

O prédio onde foi instalado o Fórum possui área aproximada de 3.800 m2 que serão ocupados pelas duas varas e pelo Juizado, além de setores administrativos, salas da OAB e Ministério Público Federal, posto bancário, cela, arquivo, almoxarifado e um Tribunal do Júri no 10º andar que também servirá como auditório para cursos e treinamentos.

Os servidores da administração foram elogiados pelo exaustivo trabalho que possibilitou a expansão da Justiça Federal em São Paulo. “Dou os parabéns a todos os 430 servidores da administração e em especial os setores de engenharia, pois esse pessoal trabalhou loucamente nas varas já inauguradas e já estão cuidando dos projetos para as próximas instalações, até por isso nem puderam participar das inaugurações”, declara o juiz federal diretor do Foro, Carlos Alberto Loverra. “Nesse ano tivemos nove inaugurações em seis meses. Esse ritmo foi bom para provar a capacidade e o empenho dos servidores de todos os setores da administração”, comenta Oscar Paulino dos Anjos, diretor da Secretaria Administrativa da Seção Judiciária.

Também estiveram presentes na inauguração o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o presidente da Subseção de Mauá da Ordem dos Advogados do Brasil, José Paschoal Filho; além de autoridades civis e militares. (RAN/VRS)

Fotos: Gerrinson Rodrigues de Andrade

Publicado em 19/01/2018 às 17h17 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12