TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2010

23/06/2010 - Servidores assitem ao último dia do ciclo de palestras jurídicas

Chegou ao fim o “Ciclo de Palestras Jurídicas” da Justiça Federal de 1º Grau em São Paulo. O tema da palestra de hoje, 23/6, foi "Questões atuais nos crimes contra a Previdência Social: estelionato, apropriação indébita e sonegação", proferida pelo diretor da 10ª Vara Federal Criminal Denis Renato dos Santos Cruz. Foram quatro dias de palestras, realizadas no auditório do Juizado Especial Federal (JEF) em São Paulo, nos dias 18, 21, 22 e 23/6.

Para Denis Cruz, o Ciclo de Palestras traz um aspecto prático. “Com os próprios colegas falando para os outros, não fica aquela coisa muito teórica, acadêmica, e é válido debatermos as questões do dia-a-dia, além da troca de experiências”.

Para Marcos Roberto Pinto Correa, da Seção de Apoio Logístico de Eventos de Capacitação (SUEV), o Ciclo de Palestras é importante porque ajuda quem trabalha na Justiça Federal e não possui formação jurídica. “Tive a grata possibilidade de acompanhar todas as palestras e realmente acredito que essa iniciativa da Diretoria do Foro é simplesmente brilhante porque, como é o meu caso, há muitos servidores que não tem formação jurídica. Os palestrantes fizeram questão de colocar situações reais e práticas, que causam até uma memorização muito melhor do que qualquer hora gasta em cima de um livro, de uma apostila”.

Na palestra de ontem, 22/6, o analista judiciário da 8ª Vara de Campinas, Dimas Teixeira Andrade, falou sobre o tema “Sistema Financeiro Habitacional: processamento e decisões em processos do SFH”. “Na verdade este tipo de palestra tem três beneficiados: o servidor, que vai adquirir conhecimento e experiência de cada vara e de cada setor; a Justiça que vai ter um bom nome perante o jurisdicionado; e o jurisdicionado que também terá um processo célere com uma justiça rápida”, disse.

Na palestra do dia 21/6, proferida por Denise Cristina Calegari, diretora da 21ª Vara Cível, o tema foi “Competência Cível da Justiça Federal de Primeira Instância” e no primeiro dia foi a vez do juiz federal Raul Mariano, da 8ª Vara Federal em Campinas/SP, falar sobre "Mediação Judicial: soluções alternativas de conflitos e um novo paradigma para o Poder Judiciário”. O Ciclo de Palestras Jurídicas foi transmitido por videoconferência para os fóruns que possuem o equipamento. (VPA)

Publicado em 19/01/2018 às 17h17 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12