TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2010

28/04/2010 - Justiça Federal promove palestras sobre segurança e marketing pessoal para servidores

A Subsecretaria Judiciária e de Gestão de Recursos Humanos (UREC), juntamente com o Núcleo de Acompanhamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUDE) da Justiça Federal de 1º Grau em São Paulo promoveu duas palestras para os magistrados e servidores da Instituição nas últimas semanas.

“Violência do Cotidiano: conscientização e prevenção” aconteceu no dia 20/4 e foi ministrada por Ricardo Nakayama, especialista em segurança pessoal e patrimonial, da empresa Sotai. Os temas abordados foram: o que é segurança; o criminoso e seu modo de atuação - como identificar um suspeito; conduta pró-ativa e sua importância na minimização de riscos através de medidas preventivas e criação de hábitos seguros; atitudes negligentes e imprudentes mais comuns; os perigos da internet e telefonia celular; os recursos disponíveis para ter maior segurança e como agir em uma situação de risco.

Para o juiz federal diretor do Foro, Carlos Alberto Loverra, a palestra sobre segurança foi importante, principalmente para quem mora nos grandes centros urbanos. “É impressionante a quantidade de dicas novas que essas pessoas (os palestrantes) podem dar, especialmente para quem trabalha em grandes cidades, como São Paulo. Todos os servidores precisam ter conhecimento de quais cuidados eles precisam tomar no seu dia-a-dia para evitar serem submetidos a situações de violência. Eu fico muito feliz que o NUDE tenha trazido esses palestrantes que deram dicas tão importantes para todos nós”.

A outra palestra, que aconteceu no dia 27/4 (última terça-feira), teve como tema “Acelere sua Carreira - Marketing Pessoal e Desenvolvimento Profissional” e foi ministrada pelo professor Fabiano de Andrade Caxito, da Universidade Cidade de São Paulo. Ele abordou os temas: como examinar sua identidade; definir valores, estabelecer objetivos, definir um plano de ação; motivar-se, ser flexível, obter resultados; traçar o que quer para seu futuro; como avaliar o valor patrimonial da “sua marca”, entre outros.

Gisele Molinari Fessore, supervisora da Seção de Treinamento e Desenvolvimento (SUDT) da JF/SP, conta que a iniciativa da instituição em promover essas palestras é um indicador de que a mentalidade do funcionalismo público já é outra. “Nós queremos mudar a imagem do funcionário público. O servidor público é um profissional; ele tem uma carreira e essa carreira independe do funcionalismo público. Ela é um projeto pessoal. Temos muitos servidores que são professores universitários, trabalham em projetos sociais; a vida não se resume à JF, as pessoas expandem seus horizontes, melhorando suas carreiras, desenvolvendo-se. E quando as pessoas se desenvolvem, tornam-se pessoas melhores e, portanto, servidores melhores. Assim, o atendimento à população como um todo acaba ganhando. Se conseguirmos mudar uma pessoa que seja no meio da multidão, teremos cumprido o nosso propósito”.  

As duas palestras aconteceram no auditório do Juizado Especial Federal de São Paulo (JEF), na Av. Paulista, 1345. (VPA)

Publicado em 19/01/2018 às 17h17 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12