TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2010

31/05/2010 - Ex-vigilante é condenado por tentativa de roubo

O juiz federal substituto Antônio André Muniz Mascarenhas de Souza, da 3ª Vara Federal em São Bernardo do Campo/SP, condenou o ex-vigilante Moisés João do Nascimento por tentativa de roubo ao prédio do Fórum Federal da cidade.

O crime ocorreu no dia 30/5/2004 quando Moisés Nascimento, juntamente com um comparsa, tentou enganar um dos vigilantes que estavam no local (conhecido dele) simulando dor de barriga para ter acesso ao Fórum. Ao ter o pedido negado, sacou arma de fogo e anunciou o assalto.

Os criminosos, então, mediante grave ameaça, solicitaram as chaves dos veículos oficiais mas não obtiveram êxito na empreitada, já que os vigilantes não informaram o local onde se encontravam as chaves. A ação dos assaltantes não deu certo porque um dos vigilantes conseguiu escapar para pedir socorro, fazendo com que os dois fugissem a pé.

Para o juiz, os testemunhos dos vigilantes “são extremamente coerentes e seguros, com aptidão suficiente para alicerçar o decreto condenatório [...]. A autoria do acusado é certa. Foi reconhecido pelos vigias I.M.D., com quem já havia trabalhado e J.C.R.C., os quais prestaram depoimentos na polícia, totalmente incriminadores, narrando em detalhes a abordagem nas antigas instalações do Fórum da Justiça Federal em São Bernardo do Campo e a tentativa frustrada de roubo mediante ameaça por arma de fogo”.

Moisés João do Nascimento foi condenado a cinco anos e seis meses de reclusão, que inicialmente deverá ser cumprido em regime fechado. (CRV/RAN)

Publicado em 19/01/2018 às 17h17 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12