TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2011

01/04/2011 - I Encontro de Tecnologia da Informação da 3ª Região

Entre os dias 30 e 31/3 aconteceu na cidade de São Paulo o “I Encontro de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 3ª Região”. O evento, promovido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (SETI) do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, contou com a presença de servidores que atuam na área de informática da capital, interior e do Mato Grosso do Sul.

Os participantes receberam treinamento e informações com profissionais do ramo, que abordaram temas relacionados à otimização do trabalho e as vantagens da utilização de determinados softwares no cotidiano funcional, além de tratarem de assuntos ligados à Segurança da Informação. A área de Tecnologia da Informação do TRF3 promoveu debates e ouviu sugestões e dúvidas dos servidores, compartilhando informações importantes para o desenvolvimento e melhoria do trabalho.

Para Dinalva Conceição Machado Costa, diretora da SETI, um dos objetivos do encontro é apresentar os projetos estratégicos da Secretaria aos servidores e utilizá-los como motivadores e multiplicadores dessas informações em seus respectivos locais de trabalho. “O evento propicia aos participantes a oportunidade de terem contato com os procedimentos básicos desses projetos, além de esclarecerem dúvidas que muitas vezes por telefone ou email não é possível ser feito", afirma Dinalva.

O Processo Judicial Eletrônico (PJE) foi um dos temas discutidos no segundo dia do evento. Ricardo Antônio Câmara da Silva, responsável pela Divisão de Projetos de Tecnologia da Informação do TRF3, destacou que esse encontro foi importante para explicar o projeto do PJE, como ele será implementado e ressaltar a responsabilidade dos servidores em dar assistência e manutenção aos computadores de toda a Justiça Federal da 3ª Região.

 Segundo Ricardo Câmara, “a importância do computador como ferramenta de trabalho cresce com a implementação do Processo Judicial Eletrônico. Essa ferramenta torna-se absolutamente vital, sendo necessário que o atendimento e a manutenção sejam muito eficientes”.

Patrícia Ribeiro, da Secretaria de Tecnologia da Informação, afirmou que é preciso haver uma padronização dos serviços, além de preparar os servidores para acompanhar todas as mudanças que ocorrerão. Uma dessas alterações será a substituição da rede Novell para a rede Microsoft, em virtude de algumas limitações apresentadas que já não estão atendendo às necessidades dos usuários da 3ª Região.

 Para Daniel Joaquim de Sousa, supervisor da área de Informática em Campo Grande/MS, o encontro serviu para desenvolver uma maior integração entre aqueles que atuam na mesma área, porém em localidades diferentes. “É importante que possamos ter essa integração e conhecer as boas práticas desempenhadas pelos outros colegas. Temos também a oportunidade de compartilhar experiências que serão úteis em nosso trabalho”.

 O juiz federal Gilberto Rodrigues Jordan, responsável pela coordenação e implementação do Processo Judicial Eletrônico no TRF3, disse que esse primeiro encontro foi importante para que a 3ª Região possa realizar o nivelamento da infraestrutura de informática, integrando-se à meta do CNJ de virtualização dos processos. “Estamos implementando o PJE de forma cautelosa e gradativa a fim de que possamos dominar a tecnologia para depois disseminar entre as varas da 3ª Região”, finaliza Gilberto Jordan.

O encontro foi realizado no auditório do Edifício Funcef, localizado na Av. Paulista, 1912 - 1º andar, Bela Vista – São Paulo - Capital. (JSM)

 Fotos: Jefferson Messias

Publicado em 16/01/2018 às 14h06 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12