TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2011

06/07/2011 - Diretores de Secretaria participam de encontro em Campinas

No dias 30/6 e 1/7 a cidade de Campinas/SP abrigou o “III Encontro de Diretores de Secretaria e dos Juizados Especiais Federais”, promovido pelo Núcleo de Acompanhamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUDE), onde foram promovidos debates, dinâmicas para reflexão, apresentações de casos de sucesso e discussões para melhorias no trabalho da Justiça.

O juiz federal Carlos Alberto Loverra, diretor do Foro, abriu o evento e ressaltou a importância dos diretores de secretaria. “As varas têm a cara do seu diretor e não do seu juiz, como muitos imaginam”. Para Loverra, “mais do que assistir palestras, o principal objetivo do encontro é a troca de ideias entre os diretores”.

O primeiro tema debatido foi acerca da introdução do Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema que já está sendo usado em fase experimental em algumas varas previdenciárias. O juiz federal Gilberto Rodrigues Jordan, responsável pela coordenação e implementação do Processo Judicial Eletrônico no TRF3, afirmou que a utilização de um sistema como o PJe é inevitável e melhorará a prestação jurisdicional.

Em seguida, discutiu-se sobre a importância da gestão documental e eliminação de autos findos, ou seja, quando os processos arquivados são destruídos liberando, assim, espaço físico nos prédios da Justiça.

O primeiro dia do evento foi encerrado com a palestra de Vitor Neves Ribeiro, diretor do Núcleo de Organização e Métodos (NUOM), que apresentou como a estatística é utilizada para realizar a lotação de servidores nas áreas-fim da Justiça Federal, de acordo com as necessidades.

No início do segundo dia, a Seção de Treinamento e Desenvolvimento promoveu uma dinâmica de integração entre os diretores. Em seguida, o diretor do Núcleo de Comunicação Social, Hélio C. Martins Jr., apresentou os trabalhos da assessoria de imprensa da Justiça Federal e seu papel na transparência pública, bem como os canais e veículos de comunicação institucional a serviço das varas. Por fim, o consultor Eduardo Shinyashiki encerrou o evento apresentando a palestra “A Justiça somos todos nós”, utilizando-se de técnicas motivacionais.

Os diretores de secretarias que participaram do evento ressaltaram a importância de iniciativas como esta. “Esse contato é bom para trocarmos boas práticas, conhecer o funcionamento de outras varas e mostrar o que deu certo na sua”, afirmou Débora Machado Durand Alves, diretora da 26ª Vara Cível de São Paulo/SP.

O trabalho dos diretores nas varas é reconhecido pela administração da Justiça Federal como fundamental para o bom atendimento à população. “Queria parabenizar os diretores de secretaria pelo excelente trabalho que desenvolvem na Seção Judiciária. Além disso, colocamos toda a estrutura da Administração à disposição para quando precisarem”, afirmou o diretor da Secretaria Administrativa, Oscar Paulino dos Anjos. (FRC)

Fotos: Fernando Coleti e Hélio Martins Jr.

Publicado em 16/01/2018 às 14h06 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12