TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2011

07/10/2011 - Juizado de Sorocaba recebe visita de desembargadora federal

Nos dias 5 e 6 de outubro, o Juizado Especial Federal de Sorocaba recebeu a visita da desembargadora federal Therezinha Cazerta, coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região. De acordo com a desembargadora, a intenção da visita é a otimização e padronização dos sistemas do JEF.



“A Coordenadoria dos Juizados faz, frequentemente, visitas a todos os Juizados, para analisar o gerenciamento e otimizar o fluxo dos processos. Além disso, precisamos verificar as habilidades dos funcionários com o sistema processual, porque, como o sistema dos juizados é muito específico, eletrônico, muitos encontram algumas dificuldades. Por isso, procuramos detectar as dificuldades e orientar os funcionários para que eles façam o uso das ferramentas existentes do modo mais favorável para o aperfeiçoamento dos trabalhos e a facilitação do serviço. Isso é feito em todos os JEF’s”.



Therezinha Cazerta enfatizou a importância da visita a Sorocaba. “Viemos a Sorocaba para passar orientações aos funcionários e fazer, a partir disso, alterações porventura necessárias no sistema do JEF, porque muitas vezes detectamos a oportunidade de desenvolvimento de ferramentas ou de alteração de procedimentos, e tudo isso serve como subsídio para buscarmos o aperfeiçoamento”.


INAUGURAÇÃO PREVISTA


 Com a inauguração da 2ª Vara-Gabinete do Juizado Especial Federal em Sorocaba, prevista para janeiro de 2012, a 10ª Subseção receberá dois juízes e oito novos servidores.



Sorocaba é o Juizado que conta com o maior volume de distribuição de todos os JEF’s de São Paulo e Mato Grosso do Sul. De acordo com dados estatísticos, desde sua instalação, em maio de 2005, o JEF de Sorocaba tem uma média de mil processos distribuídos por mês. “É um Juizado que tem um volume muito grande e que alcança um resultado bastante positivo, porque tem o processamento eficiente, os processos estão bem encaminhados, tem um andamento sério e o serviço bastante regular”, disse Therezinha Cazerta.



Para o juiz federal presidente do JEF de Sorocaba, Otávio Henrique Martins Port, o novo JEF, bem como os novos servidores, serão muito bem recebidos. “A equipe aqui é muito boa e todos trabalham muito unidos. Há um espírito de equipe muito forte que influencia o nosso trabalho”.



Para a juíza federal coordenadora da 10ª Subseção Judiciária de São Paulo, Sylvia Marlene de Castro Figueiredo, a importância da inauguração da nova Vara-Gabinete do JEF em Sorocaba está ligada à ideia de efetividade na prestação jurisdicional. “São muitos os jurisdicionados atendidos em Sorocaba e região, totalizando 43 municípios. Além disso, o expressivo e eficiente trabalho, realizado pela única Vara-Gabinete de Juizado existente, também rendem ensejo à nova vara a ser instalada no ano que vem. Dessa forma, os resultados positivos alcançados pela Vara-Gabinete já existente serão ampliados ainda mais, racionalizando-se os trabalhos judiciários, tudo com o escopo de se realizar uma efetiva e célere prestação jurisdicional”. Informações e texto de Viviane Ponstinnicoff, diretora do Núcleo de Apoio Regional em Sorocaba.


Foto: NUAP/Sorocaba

Publicado em 16/01/2018 às 14h06 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12