TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2011

08/08/2011 - VI Encontro de contadores da Justiça Federal

Foi realizado nos dias 4 e 5/8 no Anexo Administrativo da República o “VI Encontro de Contadores da Justiça Federal em São Paulo”. O evento reuniu servidores responsáveis pelas contadorias dos fóruns e juizados especiais de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.


Na abertura do encontro, o diretor da Subsecretaria Judiciária e de Gestão de Recursos Humanos (UREC), Eduardo Manelli Rizzoli, deu as boas vindas aos contadores e falou dos esforços que a Justiça Federal está fazendo para melhorar as condições de trabalho nas contadorias.


Em seguida, foi dada a palavra a Akemi Ikeda, diretora do Núcleo de Cálculos Judiciais (NUCA) que ressaltou a importância do evento. “Um dos temas centrais neste ano está sendo o treinamento na utilização do Sistema Nacional de Cálculo Judicial (SNCJ). Entretanto, mais do que a parte técnica, estamos focando a parte comportamental e de relacionamento”, afirmou Akemi.


No primeiro dia do encontro, foram abordados temas como revisão dos benefícios previdenciários e desaposentação, com palestras, dinâmicas e exercícios. No segundo dia, o servidor Dimas Teixeira Andrade, da 8ª Vara Federal em Campinas, apresentou a palestra “SFH – Sistema Financeiro Habitacional”. Dimas trabalhou muitos anos na contadoria e afirmou que, embora o setor ainda encontre algumas dificuldades, a estrutura melhorou muito. “Hoje as ferramentas de cálculo já melhoraram, como SNCJ, que na minha época não existia. Atualmente, a contadoria é bem equipada”.


Dentre os participantes do encontro, estava a supervisora da Seção de Cálculos Judiciais do Mato Grosso do Sul, Índia Tapajoara Alves de Souza, que não se importou com a distância e compareceu ao evento. “Sempre que há algum encontro de contadores ou algo relacionado aos gestores, eu procuro participar. É muito válido este tipo intercâmbio, pois podemos conversar pessoalmente com gente que estamos acostumados a falar somente pelo telefone, messenger ou por meio de vídeo-conferência”, ressaltou Índia.


Uma das características dos eventos organizados pela Justiça Federal nos últimos anos é a preocupação com o aspecto motivacional dos servidores. Sendo assim, o consultor Eduardo Shinyashiki, apresentou a palestra “A Justiça somos todos nós”, em que mostrou que é possível trabalhar com prazer. “Às vezes, temos competência e capacidade, mas outros fatores vão nos desmotivando, nos tirando do foco. O ponto fundamental, mais do que o talento, é ser feliz naquilo que faz”, afirmou Shinyashiki.  (FRC)


Fotos: Fernando Coleti

Publicado em 16/01/2018 às 14h06 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12