TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2012

08/10/2012 - Realizado o curso "Sigilo Bancário e Interceptação Telefônica

Nos dias 4 e 5/10, o auditório do Juizado Especial Federal em São Paulo recebeu o curso “Sigilo Bancário e Interceptação Telefônica”, promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores e ministrado por quatro delegados federais da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvio de Recursos Públicos - DELEFIN/SP. 


O evento integra uma série de encontros que têm sido realizados com órgãos que atuam, direta ou indiretamente, na repressão a crimes que sejam de competência da Justiça Federal, promovendo assim a integração entre as instituições e o aprimoramento do trabalho.


No primeiro dia do curso, o delegado federal Edson Fabio Garutti Moreira apresentou aos participantes um panorama geral sobre a Polícia Federal, sua estrutura, atribuições, cargos, divisões e áreas de atuação.


Os procedimentos relativos à quebra de sigilo bancário e fiscal foram abordados pelo delegado Rodrigo Luis Sanfurgo de Carvalho. “Quando tratamos de dados bancários, estamos falando de um volume muito grande de informação. Nosso objetivo aqui é demonstrar de que forma essas informações são trabalhadas para se obter os resultados esperados”, afirmou Rodrigo de Carvalho.


No segundo dia do evento, os delegados federais Ricardo Hiroshi Ishida e Alexandre Manoel Gonçalves falaram sobre quebra de sigilo das comunicações (sistemas utilizados, interceptação telefônica, procedimentos), inquérito policial e operações policiais (tramitação, organização e deflagração).


De acordo com o juiz federal Márcio Ferro Catapani, substituto da 2ª Vara Federal Criminal em São Paulo e coordenador do curso, “esse tipo de palestra é importante porque permite harmonizar a linguagem dos dois órgãos. Assim, podemos entender as necessidades e os desafios que outras instituições enfrentam na sua atuação, tornando a prestação do serviço mais eficaz para todos”. (JSM)


Fotos: Jefferson Messias

Publicado em 11/01/2018 às 17h47 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12