TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2012

13/11/2012 - Palestra dá dicas sobre segurança urbana

Aconteceu no dia 12/11 no auditório do Juizado Especial Federal em São Paulo a palestra “Segurança Urbana: como não ser a próxima vítima”, promovida pelo Núcleo da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores e ministrada pelo tenente coronel militar, comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, João Luiz de Campos. 


Durante a apresentação o comandante deu várias orientações sobre como proceder em situações de risco, com dicas sobre atitudes preventivas e postura consciente para garantia da segurança pessoal em passeios noturnos, em casa e no trânsito. 


Explicou, também, como é a dinâmica do roubo e quais os principais tipos de crime ocorridos nas grandes metrópoles como São Paulo, com indicações de como é possível ter atitudes simples e preventivas para não favorecer a ação de bandidos e ser uma vítima em potencial.“A criminalidade sempre vai buscar o alvo mais fraco e mais vulnerável. Por isso é importante saber se proteger e ficar atento. E isso é possível com medidas muito simples”, afirmou o comandante João Luiz de Campos. 


Na opinião do estagiário Renato Yukio, da 3ª Vara Federal Criminal em São Paulo, a palestra serviu para conscientizar os participantes sobre os meios de como se defender da violência urbana. “Eu acredito que a gente pode fazer alguma coisa para, pelo menos, evitar. Muitas vezes as pessoas acabam facilitando a ação do crime, andando por lugares perigosos ou deixando objetos à mostra”, afirmou Renato.


Para o servidor Antônio Marcos Sawata, do Núcleo de Gestão Documental e Memória da Justiça Federal em São Paulo, a palestra é mais um canal para conscientizar as pessoas. “Nosso país está num clima de tanta violência que qualquer palestra, qualquer forma de conscientização faz com que fiquemos mais atentos”, declarou Sawata. (KS)


Fotos: Kátia Serafim

Publicado em 11/01/2018 às 17h47 e atualizado em 07/12/2023 às 19h33