TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2012

13/11/2012 - Ribeirão Preto sedia curso de perícias criminais

Na semana passada, foi realizado em Ribeirão Preto o workshop “O Conselho Nacional de Justiça e a Perícia Criminal Federal – o aproveitamento da prova material”, aberto pelo diretor do Instituto Nacional de Criminalística de Brasília, Júlio César Kern, e pelo juiz federal diretor da Subseção Judiciária de Ribeirão Preto, Augusto Martinez Perez.


O evento contou com a presença de magistrados federais e estaduais, membros do Ministério Público e servidores dos setores criminais das varas federais. O workshop foi realizado pelo CNJ, em parceria com o Instituto Nacional de Criminalística e a Justiça Federal em Ribeirão Preto.


Foram dois dias de treinamento nas dependências da Polícia Federal, em que os peritos puderam demonstrar, na prática, o funcionamento dos sistemas Siscrim, Simba, Inteligeo e ainda os parâmetros de perícias nas áreas de engenharia, contabilidade, sistema financeiro, informática, meio ambiente, documentoscopia, química e armas.


O grupo antibomba, do Distrito Federal, reproduziu uma cena de crime com ameaça de bomba, com demonstrações e explicações acerca dos procedimentos adotados em caso de ameaça real.


O caminhão da unidade antibomba despertou atenção pelos equipamentos embarcados e, sobretudo pelo robô utilizado na identificação e desativação de artefatos.


“Esta experiência pioneira de fazer um curso prático de perícias criminais é muito importante, pois proporciona meios para os juízes, promotores e servidores, conhecerem as técnicas de elaboração dos laudos periciais, que dão suporte a atividade jurisdicional”, salientou Augusto Perez ao encerrar o curso.  (NUAR Ribeirão Preto/FRC)


Foto: NUAR Ribeirão Preto

Publicado em 11/01/2018 às 17h47 e atualizado em 07/12/2023 às 19h33