TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2012

16/02/2012 - Programa de Qualidade de Vida é lançado em São Paulo

O auditório do Juizado Especial Federal em São Paulo/SP foi palco ontem (15/2) do lançamento do “Programa Qualidade de Vida e Gestão de Saúde da Justiça Federal”, ocasião em que foi apresentado o planejamento estratégico com as ações de qualidade de vida para o ano de 2012.


O juiz federal Carlos Alberto Loverra, diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, abriu o evento falando da importância do programa. “Mais importante do que se instalar fóruns, comprar mobiliários e adquirir novos funcionários é cuidar dos servidores e juízes que fazem a Justiça Federal ser o que é. Assim como uma empresa cuida da matéria-prima que faz a sua mercadoria ser a melhor do mercado, nós temos que cuidar da nossa matéria-prima que é o servidor e o juiz e, se eles estiverem em boas condições, nós teremos um produto final excelente”, afirmou Loverra.


Com esse objetivo, foi instituída a Comissão de Qualidade de Vida, presidida pela juíza federal Rosana Campos Pagano e formada por juízes e servidores de diversas subseções do estado. “Nossa missão é oferecer oportunidades para melhoria da qualidade de vida em todas as suas dimensões, implementando ações diversas de acordo com as características de cada subseção, com vistas ao bem-estar organizacional”, disse Rosana Pagano.


Embora a Comissão tenha sido formada recentemente, a Justiça Federal já praticava ações isoladas visando o bem-estar do servidor como cursos de dança de salão, programa dos vigilantes do peso, ginástica laboral, feiras temáticas entre outros.


A professora Ana Cristina Limongi França, membro fundador da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, ministrou uma palestra voltada para o bem-estar no serviço. “É importante associar questões do trabalho com saúde e cultura, por exemplo. Então estou trazendo uma explicação detalhada, uma metodologia para que a pessoa possa cuidar no dia a dia, de uma forma ordenada, das questões biológicas, psicológicas, sociais e organizacionais”, afirmou Ana Cristina.


Outra atração do evento foi a apresentação do dramaturgo e diretor Odilon Wagner, que falou sobre a importância da comunicação na vida das pessoas. “A capacidade de se comunicar adequadamente pode resolver conflitos de maneira impressionante”, garante Odilon. “Eu trago da dramaturgia a experiência da construção de personagens, que é justamente isso que a gente precisa na vida. No cotidiano, somos vários personagens como profissionais, pais, filhos, maridos etc, e temos que saber usá-los adequadamente na vida”, acrescentou. (FRC)


Fotos: Fernando Coleti

Publicado em 11/01/2018 às 17h47 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12