TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2012

21/03/2012 - Começa o "Ciclo de Palestras Gerenciais" no JEF/SP

Teve início ontem (20/3) no auditório do Juizado Especial Federal em São Paulo o “Ciclo de Palestras Gerenciais”, tendo como público alvo gestores e servidores da Justiça Federal em São Paulo. A palestra “Gestão por Confiança” foi ministrada pelo consultor organizacional José Maria Gasalla e transmitida por videoconferência para os fóruns da capital, interior e litoral.

O tema discutido abordou um modelo de gestão em que a confiança entre gestores e funcionários é o ponto principal para o sucesso da organização, empresa ou instituição. “Quando existe confiança mútua, o talento e a inovação afloram e menos controle precisa ser exercido no ambiente de trabalho”, afirmou Gasalla, que estuda o assunto há mais de dez anos.

Segundo o consultor, para atingir esse padrão de confiança é necessário o desenvolvimento de certas competências individuais que ele chama de “A + 7C’s”, que são a autoconfiança (é necessário confiar em si mesmo para inspirar confiança nos outros), competência profissional (ser tecnicamente bom no que faz), consciência (respeitar o outro e ter consciência de que ele é diferente de você), clareza (dizer sempre a verdade), cumprimento da palavra (realizar aquilo que se comprometeu a fazer), coerência (praticar tudo aquilo que você exige que os outros façam), consistência (resgatar valores e basear a vida em ideais humanistas e menos materialistas) e coragem (assumir uma determinada postura mesmo que isso não agrade aos outros).

A servidora Flávia Andréa da Silva, lotada na 6ª Vara Federal em São José do Rio Preto, assistiu ao evento por videoconferência e elogiou a forma como o tema foi abordado. Para ela, “é realmente necessário criarmos uma cultura com os valores que foram discutidos para que possamos gerar confiança nas relações profissionais”, acrescentando ainda que “o palestrante foi direto, claro e muito divertido”.

Os participantes também foram levados a refletir sobre certos conceitos, hábitos e paradigmas que podem ter sido bons no passado, mas que hoje não têm mais sentido, sendo necessário quebrá-los para promover mudanças significativas. Para Gasalla, é necessário coragem para mudar e quebrar os paradigmas, pois isso exige esforço, no entanto, os bons resultados acontecem tanto individual quanto coletivamente. (JSM)


Próximas palestras:


Assédio Moral e seus Impactos no Ambiente de Trabalho - Orientada para Órgão Público - com Celso Bazzola

Data: 21 de março de 2012 – Hoje

Horário: das 17h às 19h


CNV – Comunicação Não Violenta - Uma Nova (Antiga) Forma de se Comunicar - com Luciano Lannes 

Data: 22 de março de 2012 – quinta-feira

Horário: das 17h às 19h


Fotos: Hélio C. Martins/Edson Barbosa

Publicado em 11/01/2018 às 17h47 e atualizado em 07/12/2023 às 19h33