TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2012

22/03/2012 - Assédio moral no trabalho é tema de palestra

Dando continuidade ao “Ciclo de Palestras Gerenciais”, promovido pelo Núcleo da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (NUES), o professor Celso Bazzola ministrou, na tarde desta quarta-feira (21), a palestra “Assédio Moral e seus Impactos no Ambiente de Trabalho”, realizada no auditório do Juizado Especial Federal em São Paulo/SP e transmitida por videoconferência para os fóruns da capital e interior.


Bazzola falou sobre o mal que o assédio moral causa nas instituições públicas e privadas e os riscos legais e produtivos que ele pode gerar no ambiente de trabalho. “O assédio não é necessariamente verbal. Pode ser por gesto, por um olhar ou até mesmo pelo silêncio”, afirmou.


O palestrante também apresentou as situações que normalmente levam ao assédio moral, traçou um perfil dos agressores e dos agredidos e disse como os gestores devem atuar para coibir este ato.


Outro ponto abordado foi o aumento da quantidade de pessoas, vítimas de assédio, que entram na Justiça contra suas empresas. Embora o palestrante ache correta esta atitude, ele afirma que uma indenização em dinheiro não traz de volta a dignidade da pessoa e, por isso, o mais importante é evitar a ocorrência do assédio.


“Vale lembrar que nem sempre o assédio moral é de chefe para o subordinado. Frequentemente ele acontece entre subordinados e, às vezes, pode ocorrer de subordinado para chefe”, garantiu o palestrante. (FRC)

Publicado em 11/01/2018 às 17h47 e atualizado em 07/12/2023 às 19h33