TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2012

24/01/2012 - 2ª Vara-Gabinete do JEF/Sorocaba é inaugurada

O município de Sorocaba/SP ganhou ontem (23/1) sua 2ª Vara-Gabinete do Juizado Especial Federal, em solenidade realizada no saguão do Fórum Federal situado na avenida Armando Panunzio, 298. “Estamos juntos para celebrar a inauguração de mais um Juizado. Toda vez que isso acontece é motivo de orgulho para nós do TRF3 e também para a sociedade, que é a grande beneficiada”, disse o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador federal Roberto Haddad.

Com a inauguração da 2ª Vara-Gabinete o julgamento dos processos federais será agilizado, beneficiando uma população de quase 600 mil habitantes (IBGE/2010) em Sorocaba, sem contar a população dos outros 44 municípios atendidos pelo JEF. “Um Juizado com apenas uma vara e 8.500 processos precisa ser ampliado. Com a nova Vara-Gabinete haverá redistribuição das ações, o que resultará em melhora na prestação dos serviços”, informou o diretor do Foro, juiz federal Carlos Alberto Loverra.

A instalação da 2ª Vara-Gabinete era uma necessidade que repercutia nas varas federais. Segundo a juíza federal Sylvia Marlene de Castro Figueiredo, diretora do Fórum, a 10ª Subseção Judiciária conta atualmente com aproximadamente 30 mil processos. “A região clamava por essa nova vara. É um grande avanço em termos de prestação jurisdicional pois teremos celeridade no julgamento das ações”.

É o que também pensa o juiz federal André Wasilewski Duszczak, que assumirá a 2ª Vara-Gabinete. “Esta inauguração vem num momento oportuno. O JEF/Sorocaba é o que possui a maior distribuição de processos por vara em toda a Justiça Federal da 3ª Região. Novos juízes e servidores deverão vir para cá, o tempo de tramitação das ações deve diminuir, o número de audiências vai aumentar etc.”.

Oscar Paulino dos Anjos, diretor da Secretaria Administrativa, ressaltou que o tamanho da cidade motivou o crescimento do JEF. “Fizemos as adaptações necessárias no prédio com a readequação da parte elétrica e de informática”.

Na oportunidade, Carlos Alberto Loverra fez um breve balanço das realizações nos últimos dois anos. “Quando esta gestão terminar, em fevereiro próximo, teremos completado 32 inaugurações entre varas, prédios e centrais de conciliação. Todos os envolvidos estão cumprindo a tarefa com a dedicação necessária e conseguindo, de alguma forma, melhorar a prestação jurisdicional”. (RAN)


Fotos: Jefferson Messias

Publicado em 11/01/2018 às 17h47 e atualizado em 07/12/2023 às 19h33