TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2013

16/04/2013 - Curso de formação de conciliadores é realizado na capital

Teve início ontem (15/4) o “Curso de Formação de Conciliadores”, promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região em parceria com o Gabinete da Conciliação e com a Diretoria do Foro da Seção Judiciária de São Paulo. O curso tem como objetivo capacitar servidores e voluntários (público externo) para atuarem nos métodos consensuais de solução de conflitos nas Centrais de Conciliação (CECON) instaladas na capital e Grande São Paulo.

A desembargadora federal Daldice Santana, coordenadora do Gabinete da Conciliação, ressaltou que “o papel daquele que atua na conciliação é o de ser um facilitador da comunicação e do diálogo, auxiliando na construção de um acordo bom e viável (...). O curso ensina como aplicar as técnicas para que o processo de conciliação seja mais efetivo”.

Juízes e servidores habilitados como instrutores em conciliação pelo TRF3 e pelo CNJ serão responsáveis por ministrar as palestras durante os três dias do evento, que termina nesta quarta-feira, 17. No total serão 54 horas de curso, sendo 24 horas de parte teórica e 30 horas de estágio supervisionado, a ser realizado em uma das Centrais de Conciliação.

A juíza federal Fernanda Hutzler, coordenadora da CECON capital, explica como ocorre o estágio. “Primeiramente o participante assiste às sessões de conciliação como observador. Depois de algumas horas-aula nessa condição, ele passa efetivamente a atuar como conciliador, sendo avaliado tanto pelos juízes como por outros conciliadores que estarão assistindo às audiências”.

Servidores e voluntários que se formarem no curso atuarão pelo prazo mínimo de um ano, contado da data da aprovação. Vale ressaltar que o exercício da função de conciliador é considerado como prática de atividade jurídica, item necessário para vários concursos públicos.

Esse foi um dos motivos que levou Susanna do Val, bacharel em Direito, a se inscrever no curso. Ela acrescenta ainda que "outro ponto importante foi o fato de se tratar de um trabalho voluntário, pois com isso sinto que estou ajudando de alguma forma a sociedade”.

O evento é realizado no auditório do Edifício Funcef, localizado na Av. Paulista, 1912 - 1º andar, Bela Vista – São Paulo - capital. (JSM)

Fotos: Jefferson Messias

Publicado em 08/01/2018 às 12h00 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12