TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2016

12/08/2016 - Estudantes realizam visita ao Fórum Cível na capital

No dia 9/8 um grupo de estudantes do ensino médio participou de uma visita ao Fórum Cível Ministro Pedro Lessa, na capital paulista, com objetivo de aprender sobre o papel da Justiça Federal e conhecer o caminho de um processo, desde a sua distribuição até o julgamento. A iniciativa foi da juíza federal Diana Brunstein, titular da 7ª Vara Federal Cível em São Paulo/SP, que acompanhou os alunos durante a visitação.

A ideia surgiu por meio de um projeto de orientação vocacional do Colégio Renascença, em São Paulo, chamado “Jornada das Profissões”. Nele, os alunos têm a oportunidade de conhecer profissionais de diversas áreas, aprender sobre a atuação de cada um e esclarecer dúvidas em relação à carreira. 

“Nos anos anteriores, os profissionais eram trazidos até a escola para falar. A ideia de levar os alunos para os locais de trabalho desses profissionais surgiu esse ano, complementando e enriquecendo ainda mais o projeto”, afirma a orientadora educacional Tatiana Gemignani, responsável por trazer os estudantes. 

Para a juíza Diana Brunstein, o contato com o Poder Judiciário é essencial não só para os alunos aprenderem mais sobre o Direito e o funcionamento da Justiça, mas também para sua formação como cidadãos que atuarão como protagonistas na sociedade. “Dessa forma, os alunos percebem que eles fazem parte de algo maior e acho que eles tiveram essa sensação hoje”, disse a magistrada. 

Durante a visita, que teve o apoio da coordenação do Fórum, os participantes conheceram o setor de distribuição, as dependências da 7ª Vara, fizeram perguntas à juíza e tiveram contato os processos. Os estudantes, que têm interesse pela área do Direito, ressaltaram a importância dessa experiência para auxiliar na escolha da carreira, vivenciando na prática aquilo que haviam aprendido apenas por meio de palestras. (JSM)

Foto: Jefferson Messias

Publicado em 18/12/2017 às 17h19 e atualizado em 14/07/2023 às 13h02