TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2016

17/11/2016 - Servidores participam de palestra sobre teletrabalho

Aconteceu na sexta-feira 11/11, no auditório do Juizado Especial Federal em São Paulo, a palestra “Teletrabalho - Importância Estratégica para as Instituições Públicas”, ministrada pelo consultor e especialista no tema Álvaro Mello. O evento foi direcionado a todos os servidores e contou com transmissão por videoconferência para os fóruns do litoral, interior e Grande São Paulo. 

Durante sua apresentação, Álvaro Mello debateu o conceito de teletrabalho e como essa modalidade evoluiu em vários países, incluindo o Brasil. “Meu objetivo foi mostrar que o teletrabalho não é um modismo. Ele faz parte da evolução do trabalho no mundo e é irreversível”, afirmou.

Também foram abordados os benefícios da adoção dessa prática, tanto nas empresas quanto em órgãos públicos. Como exemplo, o palestrante citou a melhora na qualidade de vida dos funcionários, o aumento da produtividade, redução dos deslocamentos pela cidade contribuindo para a mobilidade urbana e a redução de custos com energia elétrica, água, espaço físico, entre outros.

Ao falar sobre os fatores que dificultam a implementação do teletrabalho nas instituições, Álvaro Mello citou a resistência cultural de gestores e funcionários como a causa principal. “As pessoas estão acostumadas a trabalhar do modo tradicional, ou seja, de forma presencial, com horário e local fixos. Esta forma está se tornando cada vez mais obsoleta”, ressaltou o consultor.

Segundo ele, a saída para resolver esse tipo de problema é investir no esclarecimento, treinamento e sensibilização de todos os envolvidos, bem como regulamentar o teletrabalho na empresa ou órgão público. No âmbito da Justiça Federal da 3ª Região, o teletrabalho foi regulamentado pela Resolução nº 29, de 18/7/2016, da Presidência do TRF3.

No decorrer da palestra, os servidores puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o assunto. “A palestra foi muito didática. Não tinha ideia da economia de recursos, dos benefícios ambientais e dos desdobramentos positivos que o teletrabalho proporciona, não só para o trabalhador, mas para toda a sociedade. Essa visão geral e ampla eu consegui por meio da palestra”, afirmou Washington Luiz Fernandes, servidor do TRF3.

Álvaro Mello é pesquisador e consultor pioneiro na área de empreendedorismo e teletrabalho, autor de livros e artigos. É mestre em Administração (EAESP-FVG) e possui doutorado pela FEA-USP. (JSM)

Fotos: Jefferson Messias

Publicado em 18/12/2017 às 17h19 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12