TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2016

22/11/2016 - Justiça Federal em São Paulo lança Programa de Gestão e Inovação

A Diretoria do Foro promoveu nesta quinta-feira (16/11) o lançamento oficial do Programa de Gestão e Inovação da Seção Judiciária de São Paulo, o iNovaJusp. O evento foi realizado no prédio da Administração Central na capital e contou com a presença da desembargadora federal Cecília Marcondes, presidente do TRF3, além de juízes e servidores que atuam como gestores na JF da 3ª Região.

Na abertura, o juiz federal diretor do Foro, Paulo Cezar Neves Junior, forneceu um panorama geral do iNovaJusp, destacando a transparência e a inovação como os principais valores do projeto. “Nosso objetivo é primar pela transparência da informação, tanto da Administração para o usuário final, quanto para os nossos juízes e servidores. Isso é essencial para que tenhamos uma gestão mais eficiente”, afirmou. 

O programa é baseado na construção coletiva e inovadora de ações que promovam mudanças na operacionalidade das atividades, propiciando melhores resultados ao serviço público prestado. “Estamos investindo nossas energias nessa proposta porque acreditamos que este é um caminho possível de ser trilhado, e que nos permitirá contribuir de forma efetiva para a melhoria da gestão na Seção Judiciária de São Paulo”, disse o diretor do Foro.

A juíza federal Luciana Ortiz Zanoni, vice-diretora do Foro (capital), apresentou aos participantes a íntegra do programa e seus vários aspectos, explicando, por exemplo, o papel da Rede de Governança. “Por meio dessa rede vamos propiciar, de forma integrada com a Administração, a participação de juízes e servidores no estabelecimento das metas prioritárias para a Justiça Federal em São Paulo. Além disso, também colocamos macro-objetivos, ressaltando a necessidade de ouvir o cidadão para que possamos nos aperfeiçoar segundo as expectativas do usuário do nosso serviço”, ponderou a magistrada.

A desembargadora federal Cecília Marcondes elogiou o trabalho realizado pela Diretoria do Foro e falou sobre a importância da participação de juízes, servidores, operadores do direito e usuários nesse processo. “Todos esses atores integram a gestão da Justiça Federal. Se nós não tivermos conhecimento das dúvidas, dos problemas e dificuldades que enfrentamos não será possível melhorar o trabalho da Justiça”.

A desembargadora lembrou ainda que a implementação do programa de gestão tem como escopo a padronização do serviço público na Justiça Federal, exigência feita por órgãos como o CNJ e o CJF.

Na segunda parte do evento, foi realizada a primeira reunião do Conselho de Governança Integrada, Participativa e Inovadora (CONGIP), o qual integra o iNovaJusp, em que foram debatidas a Gestão do Judiciário e a Gestão do Administrativo com base no que está estabelecido  no programa.

“Hoje é um dia muito significativo. Primeiro por termos a presidente do Tribunal nos apoiando e nos incentivando a colocar em prática esse programa, que na verdade é um programa inovador em muitos aspectos. O outro fator diz respeito à participação efetiva dos juízes e servidores. A inovação implica em processos de cocriação e nós esperamos que tudo seja construído de forma conjunta”, finalizou Luciana Ortiz. (JSM)

Fotos: Jefferson Messias

Publicado em 18/12/2017 às 17h19 e atualizado em 18/01/2023 às 11h49