TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2016

26/10/2016 - Exposição de pintura no Fórum de Jales termina nesta sexta-feira

A Justida Federal em Jales/SP recebe até o dia 31 de outubro a exposição de pinturas a óleo sobre tela “Arte em Cores”, do artista Márcio Leandro Sanchez, oficial de justiça no Fórum. A mostra contém 11 obras e pode ser visitada, das 9h às 19h, no saguão do prédio, localizado na Rua Seis, 1837, Jardim Maria Paula. "Normalmente, as pessoas vão ao Fórum com um problema a resolver e lá são surpreendidas com as telas, param para apreciar e até se esquecem do problema", afirma Márcio Leandro.

O Núcleo de Comunicação Social da JF/SP conversou com o artista que, pela primeira vez, tem seus trabalhos apresentados em uma mostra.

  

NUCS: Conte-nos sobre como descobriu esse seu dom para a pintura?

Márcio: Desenhava desde criança nas aulas de Educação Artística, mas pintura a óleo sobre tela comecei a praticar somente em 2011, com o professor Fábio Rogério em uma escola aqui de Jales.

NUCS: Quantas obras você já produziu?

Márcio: Já pintei cerca de 20 telas. Metade eu doei ou presenteei amigos e parentes. As demais ficam comigo na minha casa, que são estas em exposição na Justiça Federal.

NUCS: Como teve a ideia de expor seus quadros no Fórum?

Márcio: A ideia foi da coordenadora Manuela Fava, que trabalha no Administrativo do Fórum, quando me visitou em casa e viu os quadros.  Ela se encarregou de montar todo o procedimento de autorização. Esta exposição também coincide com meu aniversário de 15 anos de Justiça Federal, outro motivo que me fez expor essas 11 obras, singelas na verdade, mas de muita importância pra mim.

NUCS: O que está achando do resultado do evento até o momento? 

Márcio: Surpreendente. Normalmente, as pessoas vão ao Fórum com um problema a resolver e lá são surpreendidas com as telas, param para apreciar e até se esquecem do problema, conforme declarações pessoais ou registradas em um caderno de sugestões que deixei na recepção para saber a opinião das pessoas.

NUCS: Como você define o seu estilo?

Márcio: Quanto à forma de pintar, cada artista tem seu estilo próprio, mas posso dizer que trabalho de uma maneira um pouco diferente, do fundo pra frente. Em uma paisagem, por exemplo, primeiro faço um esboço com carvão na tela para ter a noção do desenho. Aí pinto céu do fundo, depois as montanhas, depois as árvores, depois o rio, sempre do fundo pra frente. Quando a tinta está seca retoco a pintura da mesma forma, pois na primeira demão a tela suga muito a tinta. Depois pinto a luminosidade, realçando as sombras. E na fase final acerto os detalhes, concluindo o trabalho. Por fim, assino a obra. O processo de secagem da tela demora, normalmente, mais de três meses, conforme as demãos ou retoques.

NUCS: Além da escola, você utiliza a internet para aprimorar sua pintura?

Márcio: Hoje em dia há muitas informações sobre como pintar disponíveis na internet. Por exemplo, você pode digitar no Youtube ou no Google "como pintar nuvens em óleo sobre tela" ou “como pintar paisagens, ondas, etc”, que surgirão dicas importantes. A internet é uma ferramenta eficaz.

Publicado em 18/12/2017 às 17h19 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12