A Central de Penas e Medidas Alternativas da Justiça Federal em São Paulo/SP (Cepema) promoveu no dia 6/10 uma reunião com diversas instituições parceiras do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). O objetivo foi informá-las do trabalho realizado pela Cepema e, eventualmente, firmar parcerias com as entidades que manifestarem interesse no recebimento de prestadores de serviços à comunidade.
“Muitas dessas instituições não conheciam a Cepema. Algumas já trabalham com as centrais de penas alternativas do estado e outras somente ouviram falar da possibilidade de receber prestadores de serviço. Nosso intuito foi mostrar como esse trabalho é feito e de que forma são firmadas as parcerias”, disse Andrea Rodrigues Campos, diretora da Cepema.
No evento, realizado no auditório do Juizado Especial Federal de São Paulo, participaram instituições que desenvolvem ações sociais para crianças, adolescentes e idosos. Muitas também promovem cursos profissionalizantes nas áreas de beleza, construção civil, corte e costura, entre outros.
Thalita de Faria Vasconcelos, representante da ONG Associação Beneficente Comunitária Aurora, foi uma das que compareceu à reunião. “Para nós, é muito importante participar desses eventos. Tínhamos um conhecimento superficial da prestação de serviço e não sabíamos como trazer essa oportunidade para nossa instituição”.
Florentina Resende, técnica do Fussesp, explicou que as entidades aceitaram prontamente o convite para participar do encontro. “Elas têm uma grande necessidade de receber prestadores de serviço, pois essa é uma maneira de aumentar sua força de trabalho. Esses projetos sociais têm feito a diferença na vida das pessoas e a maioria é implantado na periferia, para aqueles que mais precisam”.
“Acredito que essas instituições poderão ajudar os apenados e beneficiários da suspensão condicional do processo a cumprirem suas penas e, da mesma forma, serão beneficiadas com o trabalho que eles desenvolverão”, concluiu Andrea Rodrigues. (JSM)
Fotos: Jefferson Messias