TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2017

19/06/2017 - Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo é inaugurado

Aconteceu na segunda-feira (12/6) a inauguração do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo – o iJuspLab, que vai funcionar no 2º subsolo do Fórum Ministro Pedro Lessa, na capital. O evento contou com a presença da desembargadora federal Therezinha Cazerta, representando a presidência do TRF3, além de setores ligados à inovação em governo, iniciativa privada, juízes, servidores, autoridades civis e militares.

O juiz federal Paulo Cezar Neves Junior, diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, ressaltou que o iJuspLab simboliza o cumprimento de mais uma etapa do Programa de Gestão e Inovação da JFSP, o iNovaJusp, lançado no segundo semestre de 2016, e que está baseado no tripé: gestão estratégica, rede de governança e inovação. “O Laboratório é parte integrante desse programa e está ligado à ideia da inovação”, disse o magistrado. 

“Hoje é um momento muito especial para a Justiça Federal. Conseguimos criar um ambiente propício para repensarmos o serviço público, sem formalidades e sem burocracia. O Laboratório é um espaço que permite as pessoas trabalharem juntas para resolver os problemas e dificuldades encontradas”, afirmou a juíza federal Luciana Ortiz Zanoni, vice-diretora do Foro.

Durante o evento, diversas autoridades discursaram parabenizando a Justiça Federal da 3ª Região pela inauguração, ressaltando o caráter pioneiro e inovador do projeto. Também destacaram a importância de se buscar alternativas para melhorar a prestação dos serviços públicos, a despeito da escassez de recursos e das restrições orçamentárias existentes.

Falaram na solenidade os juízes federais Bruno Cesar Lorencini (presidente da Ajufesp) e Fernando Marcelo Mendes (secretário-geral da Ajufe); o professor Roberto Agune; o general do Exército João Camilo Pires de Campos (Comando Militar do Sudeste); Paulo Skaf, presidente da Fiesp; o juiz Jayme Martins de Oliveira Neto, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); e a desembargadora federal Therezinha Cazerta, corregedora do TRF3.

Sobre a criação do Laboratório, Luciana Ortiz enfatizou o apoio recebido de toda a presidência do Tribunal, dos juízes, servidores, funcionários terceirizados, bem como o auxílio da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp). “Um projeto de inovação é construído por todos, a partir do engajamento das pessoas que têm vontade de mudar e melhorar. E nós encontramos isso na 3ª Região”, ponderou a magistrada. 

Paulo Cezar Neves Junior também destacou o papel da Ajufesp como a grande parceira e apoiadora do iJuspLab. ”No Laboratório, buscaremos resolver problemas que serão trazidos pelas varas, setores administrativos dos fóruns e áreas da Administração Central. E mais importante, a solução contará com a participação do usuário dos nossos serviços, além de todas as áreas envolvidas direta ou indiretamente com aquele problema, garantindo mais eficiência na solução”, finalizou o juiz. (JSM)

Fotos: Jefferson Messias

Publicado em 13/12/2017 às 18h22 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12