Aconteceu no dia 10/8 um curso para capacitação dos servidores e juízes que fazem parte da equipe de inovação da Justiça Federal da 3ª Região. O treinamento foi ministrado pelos facilitadores André Tamura e Gabriela Dourado, que debateram com os participantes temas ligados à organização e funcionamento do Laboratório de Inovação da JFSP – iJuspLab, inaugurado em junho deste ano.
“As instituições públicas enfrentam problemas que são urgentes. É preciso fazer cada vez mais com menos recursos e adotar caminhos diferentes. Os laboratórios de inovação favorecem esse tipo de pensamento e atitude, desde que estejamos preparados para isso”, afirmou André Tamura, diretor executivo da WeGov.
O curso abordou questões relacionadas à governança do Laboratório (regras de uso do espaço, produtividade, condução dos trabalhos, etc); serviços a serem disponibilizados; formação dos laboratoristas por meio de técnicas e abordagens metodológicas; e a elaboração de um plano de comunicação e apresentação do iJuspLab.
O juiz federal Paulo Cezar Neves Junior, diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, ressaltou que os conceitos aprendidos no treinamento ajudarão na organização do Laboratório. “Os próprios participantes definirão quais serviços serão prestados aqui. Vamos criar essa estrutura para governança e a partir daí teremos projetos e outros serviços sendo oferecidos”, disse o magistrado.
A juíza federal Luciana Ortiz Zanoni, vice-diretora do Foro, falou sobre a importância de fazer com que o potencial do iJuspLab seja aproveitado em prol da Justiça Federal da 3ª Região. “Hoje um grupo multidisciplinar foi capacitado. Acredito que levaremos para as nossas áreas essa nova forma de trabalhar e de ver o serviço público", destaca.
“Essa é uma equipe muito empolgada e com vontade de fazer a diferença. Vemos pessoas de todas as áreas, cada uma querendo contribuir com o que sabe e trazendo muitas ideias inovadoras para este espaço”, elogiou Gabriela Dourado. (JSM)
Fotos: Fernando Coleti


