Em continuidade às comemorações do Dia do Servidor Público na JFSP, o palestrante e músico Álvaro Fernando falou sobre a importância do diálogo nas relações de trabalho, comunicação e persuasão. “Às vezes, as pessoas confundem persuasão com manipulação ou influência. Tratamos da persuasão como uma palavra ligada à confiança. Você se transforma em uma pessoa persuasiva quando as pessoas acreditam e passam a confiar em você”.
O evento contou com a exibição do filme – “Invasão”, produzido e dirigido pelo servidor do Núcleo de Comunicação Social, Hélio Martins Junior. Dois atores que participaram do filme, Matheus Prestes e Alexia Annes, juntamente com Hélio Martins, realizaram um bate-papo com os participantes tratando de aspectos ligados ao universo do cinema, fazendo um paralelo com o trabalho do Judiciário, liderança e criação coletiva.
Marcos Antônio Ferreira de Castro, servidor do JEF de Botucatu/SP e especialista em Direito do Estado e das Relações Sociais, abordou o tema Constelação Familiar e a aplicação dessa filosofia ao Direito. “A Constelação Familiar foi criada pelo alemão Bert Hellinger, que embasa o seu trabalho em três leis sistêmicas: pertencimento, hierarquia e equilíbrio. O conhecimento dessas leis faz com que possamos assumir nossa vida de outra maneira e com outro nível de consciência”.
Os juízes federais Paulo Cezar Neves Junior e Luciana Ortiz Zanoni, diretor e vice-diretora do Foro (capital), juntamente com o juiz federal Otávio Henrique Martins Port, diretor acadêmico da Escola de Servidores, aproveitaram a oportunidade para conversar com os servidores, abrindo um espaço para que fizessem perguntas, críticas e sugestões.
“Buscamos com esses dois dias de evento promover algumas ações. Uma delas é aproximar nossa equipe com os servidores do interior e da capital, pois sabemos que esse contato é muito importante”, afirmou o juiz Paulo Cezar Neves Junior.
Luciana Ortiz ressaltou que o Dia do Servidor simboliza o rompimento do Estado com o patrimonialismo, quando os cargos eram ocupados por indicações políticas, trazendo para o governo o conceito de meritocracia ao selecionar pessoas qualificadas por meio de concurso. “É também um dia muito importante para agradecermos todo o empenho dos servidores que fazem com que a Justiça seja eficiente”, destacou a juíza.
“A oportunidade de ouvir palestrantes que entendem tão bem de assuntos, e que trazem impacto em nossa qualidade de vida, é fantástico. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos na preparação desse evento, pois superou minhas expectativas”, afirmou a participante Cátia Machado, do Juizado Especial Federal de Bauru/SP.
No encerramento, os servidores participaram de um momento de meditação, coordenado pelo servidor Patanga Cordeiro da Silva, do Núcleo de Material e Patrimônio. (JSM)
Fotos: Jefferson Messias





