TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2017

31/10/2017 - Evento do Dia do Servidor termina com palestras, exibição de filme e meditação

Em continuidade às comemorações do Dia do Servidor Público na JFSP, o palestrante e músico Álvaro Fernando falou sobre a importância do diálogo nas relações de trabalho, comunicação e persuasão. “Às vezes, as pessoas confundem persuasão com manipulação ou influência. Tratamos da persuasão como uma palavra ligada à confiança. Você se transforma em uma pessoa persuasiva quando as pessoas acreditam e passam a confiar em você”.

O evento contou com a exibição do filme – “Invasão”, produzido e dirigido pelo servidor do Núcleo de Comunicação Social, Hélio Martins Junior. Dois atores que participaram do filme, Matheus Prestes e Alexia Annes, juntamente com Hélio Martins, realizaram um bate-papo com os participantes tratando de aspectos ligados ao universo do cinema, fazendo um paralelo com o trabalho do Judiciário, liderança e criação coletiva.

Marcos Antônio Ferreira de Castro, servidor do JEF de Botucatu/SP e especialista em Direito do Estado e das Relações Sociais, abordou o tema Constelação Familiar e a aplicação dessa filosofia ao Direito. “A Constelação Familiar foi criada pelo alemão Bert Hellinger, que embasa o seu trabalho em três leis sistêmicas: pertencimento, hierarquia e equilíbrio. O conhecimento dessas leis faz com que possamos assumir nossa vida de outra maneira e com outro nível de consciência”.

Os juízes federais Paulo Cezar Neves Junior e Luciana Ortiz Zanoni, diretor e vice-diretora do Foro (capital), juntamente com o juiz federal Otávio Henrique Martins Port, diretor acadêmico da Escola de Servidores, aproveitaram a oportunidade para conversar com os servidores, abrindo um espaço para que fizessem perguntas, críticas e sugestões.

“Buscamos com esses dois dias de evento promover algumas ações. Uma delas é aproximar nossa equipe com os servidores do interior e da capital, pois sabemos que esse contato é muito importante”, afirmou o juiz Paulo Cezar Neves Junior.

Luciana Ortiz ressaltou que o Dia do Servidor simboliza o rompimento do Estado com o patrimonialismo, quando os cargos eram ocupados por indicações políticas, trazendo para o governo o conceito de meritocracia ao selecionar pessoas qualificadas por meio de concurso. “É também um dia muito importante para agradecermos todo o empenho dos servidores que fazem com que a Justiça seja eficiente”, destacou a juíza.

 “A oportunidade de ouvir palestrantes que entendem tão bem de assuntos, e que trazem impacto em nossa qualidade de vida, é fantástico. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos na preparação desse evento, pois superou minhas expectativas”, afirmou a participante Cátia Machado, do Juizado Especial Federal de Bauru/SP.

No encerramento, os servidores participaram de um momento de meditação, coordenado pelo servidor Patanga Cordeiro da Silva, do Núcleo de Material e Patrimônio. (JSM)

Fotos: Jefferson Messias

Publicado em 13/12/2017 às 17h28 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12