TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2018

18/06/2018 - Projeto “Rede PJe”: a discussão avança

No dia 12/6 o Fórum Federal de Santos/SP realizou um evento para discutir o projeto Rede PJe, que propõe um novo modelo de gestão das varas federais da Seção Judiciária de São Paulo. Estiveram presentes servidores e magistrados das Subseções Judiciárias de Santos e São Vicente, bem como os juízes federais Luciana Ortiz Zanoni, diretora do Foro, e Décio Gabriel Gimenez, vice-diretor do Foro (interior).

A Rede PJe foi idealizada no final do ano passado por uma equipe multidisciplinar de juízes e servidores dentro do Laboratório de Inovação da JFSP (iJuspLab) e agora está em fase de revisão, com previsão de realização de reuniões descentralizadas em toda a Seção Judiciária. Pretende-se com implantação da rede reorganizar a estrutura de processamento, mediante a criação de Centrais de Processamento Eletrônico (CPE), distribuídas pela Seção Judiciária de São Paulo, visando à otimização de recursos humanos e materiais.

Durante o evento, a Diretoria do Foro explicou que a mudança no modelo de gestão das varas federais tornou-se necessária em virtude da nova realidade trazida com a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), as atuais restrições orçamentárias, a evolução tecnológica e as demandas da sociedade por melhores serviços. Também foi enfatizada a necessidade de participação e contribuição de todos a fim de chegar a um modelo de projeto capaz de atender às necessidades da 3ª Região. Em seguida, houve a abertura de espaço para debates sobre as ideias expostas.

A juíza federal Alessandra Nuyens Aguiar Aranha, diretora da Subseção Judiciária de Santos, disse que, desde que o projeto foi apresentado no final do ano passado, vem discutindo e debatendo uma nova forma de processamento de feitos, a partir do PJe. “O entrosamento dos juízes e servidores vem promovendo o encontro de ideias, avaliações, sugestões e críticas que fortaleceram a integração, elemento essencial para a aceitação e o êxito da inovação apresentada”, pontuou a magistrada. 

Alessandra Nuyens também afirmou que o evento em Santos foi uma boa oportunidade para melhor compreensão da proposta. “A apresentação, sem dúvida, foi estimulante e entusiasmou aqueles que ainda não tinham o conhecimento e a compreensão exata sobre o novo modo de processamento. Permitiu também uma reflexão a respeito dos potenciais e aptidões de cada um, e como serão inseridos nessa nova estrutura organizacional. Enfim, que todos têm a oportunidade de construir, juntos, o futuro e, por isso, ajudar a disseminar os novos tempos”.

Reunião do Congip

A estruturação da Rede PJe será o principal ponto a ser discutido na reunião do Conselho de Governança Integrada, Participativa e Inovadora (Congip), que acontece hoje (18/6), às 15h, na capital. O Congip é formado pelos juízes que integram a Diretoria do Foro, gestores do Administrativo Central, magistrados representantes dos polos de gestão e respectivos diretores de secretaria ou de núcleo de apoio regional, um representante da associação regional de juízes e um representante do sindicato dos servidores da Justiça Federal de São Paulo.

O objetivo desse Conselho de Governança é alinhar as atividades de gestão das áreas administrativas de todas as subseções judiciárias; propiciar um canal de comunicação dos juízes e servidores com a Diretoria do Foro; propor prioridades na alocação de recursos, entre outras. (JSM)

Fotos: Nuar

Publicado em 18/06/2018 às 11h29 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12