TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2018

22/05/2018 - Servidores do Fórum Ministro Pedro Lessa realizam simulação de incêndio

No dia 18/5 foi realizada, no Fórum Federal Ministro Pedro Lessa, em São Paulo/SP, uma simulação de abandono do prédio para treinar os brigadistas e demais servidores, em caso de incêndio. A evacuação foi liderada pelos brigadistas, previamente capacitados pelo curso de formação e reciclagem de brigada de incêndio, seguindo todas as normas de segurança.

No plano de abandono original, o destino dos usuários do edifício era o vão do Museu de Artes de São Paulo (MASP), mas como o espaço estava ocupado por manifestantes, a rota foi alterada para a calçada do Parque Trianon, localizado em frente ao fórum. O trânsito de veículos e de bicicletas da ciclofaixa foi parado pelos brigadistas, para que as pessoas pudessem atravessar em segurança.

O brigadista Alexandre Santos, da 26ª Vara Federal Cível, acredita que a simulação funcionou bem e que o fato de quase todos os servidores da vara terem feito o curso de brigada de incêndio, em anos anteriores, auxilia muito o preparo. A brigadista Kelly Tanabe, da 25ª Vara afirma que a simulação foi muito organizada e que os servidores do prédio estão preparados para situações de emergência.

A servidora Isabela Jorge, da 12ª Vara Federal Cível, entende que a simulação é importante, “pois, como é um prédio em que há muitas pessoas circulando, ocorrendo qualquer problema, quanto mais rápido pudermos evacuar o prédio, sem nenhum acidente, melhor”.

O agente de segurança Ismael de Assis, supervisor da Seção de Segurança Institucional, conta que a atividade é fundamental, pois “em uma situação em que não se tem o controle do incêndio, a prioridade é salvar vidas e precisamos tirar as pessoas com segurança. A prática nos cria uma memória muscular”.

O agente ainda afirma que a simulação ocorreu em apenas oito minutos, quatro a menos que a realizada ano passado, o que mostra que a prática é importante para otimizar o processo. Ele ressalta a importância de todos os fóruns fazerem a simulação, pois embora todas as Subseções Judiciárias tenham um plano de abandono, algumas ainda não fizeram o exercício. (MSA)

Fotos: Mariana de Sá

Publicado em 22/05/2018 às 15h22 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12