TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2018

26/10/2018 - JFSP realiza XII Convenção em comemoração ao Dia do Servidor

No dia 24 de outubro, no auditório do Juizado Especial Federal de São Paulo aconteceu a XII Convenção em comemoração ao Dia do Servidor. O evento foi promovido pela Escola de Servidores e abordou temas como saúde, qualidade de vida, inclusão, planejamento financeiro, entre outros. 

A programação foi elaborada a partir das sugestões que os servidores enviaram durante pesquisa realizada pela instituição. “A programação foi muito especial porque pela primeira vez nós fizemos uma enquete e solicitamos aos servidores que indicassem quais os temas que gostariam que fossem tratados na convenção. Nós conseguimos palestrantes, que também são servidores, e que são especialistas nestas áreas para falar dos temas mais votados”, afirmou a diretora da Escola de Servidores, Gisele Fessore.

O dia iniciou com a abertura realizada pelos juízes federais Paulo Cezar Neves Junior, diretor acadêmico da Escola de Servidores e Luciana Ortiz, diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo. “Esse evento tem como objetivo homenagear e também colocar os servidores em contato com os colegas de diferentes regiões e realidades, o que melhora o relacionamento e faz com que nós tenhamos orgulho de pertencer à Justiça Federal”, colocou o juiz federal Paulo Cezar Neves Junior.

 “A função do Servidor Público é muito relevante e precisa ser lembrada, celebrada e homenageada, porque são pessoas que se dedicam profundamente no seu dia a dia para aprimoramento do serviço prestado à sociedade”, frisou a diretora do Foro.

A servidora Mara Rúbia Novaes participou do evento e destacou a importância de reunir os servidores em uma convenção como essa: “quando a gente encontra as pessoas, a gente tem oportunidade de não apenas rever os amigos, mas também saber como está a dinâmica de trabalho e trocar informações, se atualizar inclusive sobre procedimentos e boas práticas de trabalho”.

Na sequência, Alberto José Ogata, médico Ginecologista do TRF3 e Ana Paula Oliveira falaram sobre “Mais Saúde e Qualidade de Vida Sempre”, abordando os hábitos de vida e alimentares saudáveis para uma vida melhor. “Pequenas mudanças como melhorar a alimentação e ser mais ativo no dia a dia podem ter um impacto enorme na saúde, seja na redução de doenças crônicas como infarto, derrame, diabetes ou câncer, seja na possibilidade de viver melhor”, pontuou o médico.

“O corpo humano foi criado para o movimento, então atividade física além de trazer os benefícios para a saúde traz benefícios para a motivação pessoal e profissional. Assim, acredito que a atividade física seja uma engrenagem muito importante voltada para saúde e para o bem-estar não só físico, como mental e psicológico”, reforçou Ana Paula.

Após o almoço, aconteceu a palestra “Psicologia Positiva e Felicidade”, ministrada pela servidora Maria Helena Costa. Especializada na área, a palestrante reforçou a ideia central de sua palestra: “para que o mundo seja transformado, cabe a nós fazer a nossa parte e levar essa vida de florescimento para outras pessoas, semeando no caminho emoções positivas”.

O servidor Carlos Augusto Vieira, do NUAR de Taubaté/SP participou do evento e reiterou a importância do encontro: “desde o início da preparação, quando teve o questionário eu fiz questão de responder para dar subsídio para a Administração fazer uma coisa que realmente fosse atender às nossas expectativas e realmente acertaram o foco, a convenção está sendo muito interessante e muito proveitosa”.

Os servidores do Núcleo de Saúde da JFSP, Antônio Sergio Rodrigues, enfermeiro, e Carlos Cesar Silva Soares, dentista, ministraram as palestras “Pessoas com Deficiência – inclusão e adaptação” e “Prevenção em Saúde Bucal: fluoretação da água ainda é necessária?”, respectivamente. 

“A acessibilidade não é só uma coisa arquitetônica, ela está dentro da atitude das pessoas. Essa é a grande questão, portanto a atitude de quem convive com as pessoas com deficiência diz tudo, a questão do estigma está nas pessoas, e tem que ser trabalhada”, colocou Antônio Sérgio.

Durante o dia, foi realizado sorteio de brindes realizado pela diretora Gisele Fessore, da Escola de Servidores, e  coffee break. O evento foi encerrado pela palestra do servidor Ródney Mourão, intitulada “De devedor a investidor: escolhas inteligentes para melhorar suas finanças”. Conforme o palestrante, “a primeira grande lição que a gente tenta passar quando fala de finanças pessoais está relacionada ao autoconhecimento. É o exercício que traz retornos muito positivos para nossa vida. A pessoa precisa definir o que de fato é importante na vida e muitas vezes se depara com situações em que gasta recursos com coisas que não trazem felicidade e pode gerar desequilíbrio no orçamento e prejudicar a vida, levando ao endividamento”. (MSA)

Fotos: Kátia Serafim / Mariana de Sá

Publicado em 26/10/2018 às 17h23 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12