TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetNotíciasNotícias 2021

15/06/2021 - Encerrado o 1º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Judiciário

Foi realizado, entre os dias 7 e 11/6, o 1º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (1º E-Labs). Além de participar da organização do evento, a 3ª Região esteve representada por desembargadores, juízes e servidores que promoveram oficinas, ministraram palestras e atuaram como moderadores de painéis de debate. O 1º E-Labs também serviu para comemorar os quatro anos da inauguração do iJuspLab, o primeiro laboratório de inovação do Poder Judiciário no Brasil.

“Acho que o maior ganho de um evento como esse é a compreensão do que são os laboratórios, onde eles estão situados dentro do ecossistema da Justiça e do grau de maturidade que atingimos. Pudemos ver o potencial que os laboratórios têm para efetivamente trazer valor para a instituição e para o serviço prestado ao cidadão”, disse o juiz federal Caio Moysés de Lima, coordenador da Inovação na JFSP.

A juíza federal Luciana Ortiz destacou o fato de o 1º E-Labs ter sido planejado de forma conjunta por diversos laboratórios, tribunais e instituições. “É extraordinário ver a inovação acontecendo de forma tão intensa no Poder Judiciário, com a construção de um serviço público colaborativo, empático e que tem o ser humano no centro. A realização desse evento é algo que jamais imaginaríamos quando demos os primeiros passos para construir o iJuspLab”, afirmou.

Durante o evento, diversos palestrantes ressaltaram a recente publicação da Resolução n° 395/2021 do CNJ. O normativo institui, entre outros pontos, a Rede de Inovação do Poder Judiciário Brasileiro (RenovaJud) com o objetivo de impulsionar a gestão de inovação no Judiciário, tornando-a um processo contínuo para produzir alto impacto nos resultados.

A Resolução também estabelece que os Tribunais em todo o país deverão instituir laboratórios de inovação, ou espaços similares, físicos ou virtuais no prazo de 60 dias, e implementar a política de gestão da inovação com base nos princípios dispostos na norma.

Na parte final do evento, a diretora da Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação da JFSP (UCIN), Gisele Fessore, divulgou que em 2022 o Laboratório de Inovação da Justiça Federal do Rio de Janeiro (LABINOV) sediará o E-Labs.

“Tivemos um evento fantástico que superou minhas expectativas. Nossa maior recompensa é a satisfação pessoal de estarmos contribuindo e participando desse momento histórico. O Judiciário nunca mais será o mesmo, à medida em que a inovação cresce e as coisas vão acontecendo”, conclui Gisele.

O 1º E-Labs foi promovido em conjunto pelo Conselho Nacional de Justiça, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Justiça Federal de São Paulo e Judiciário Exponencial. Mais de mil pessoas de 115 instituições diferentes se inscreveram, sendo a maioria integrantes do sistema de Justiça e servidores do Poder Judiciário de todo o país.

Os vídeos com a íntegra dos cinco dias do evento podem ser assistidos no canal do Judiciário Exponencial no YouTube (clique aqui). Os vídeos com a íntegra das oficinas ministradas por servidores da JFSP podem ser acessadas no canal da JFSP no YouTube: www.youtube.com/JFSPvideos. (JSM)

Publicado em 15/06/2021 às 17h34 e atualizado em 04/04/2024 às 12h12