
A Escola de Servidores (DIES) convida para o curso Atendimento Inclusivo Prático com LIBRAS, a ser ministrado pela instrutora Monise Meira Campozana, servidora da Justiça Federal.
A inclusão e acessibilidade são temas cada vez mais relevantes para a prestação jurisdicional e melhorar a experiência do jurisdicionado (nosso cliente) no atendimento é uma das metas em nossa instituição. Uma das maneiras mais eficazes de promover a inclusão é garantir que as pessoas surdas e com deficiência auditiva, que representam cerca de 10 milhões de brasileiros, possam comunicar-se com facilidade em diversos serviços. Para isso, o uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no atendimento ao público é essencial.
A LIBRAS é o meio de comunicação oficial da comunidade surda no Brasil, e sua implementação na prestação jurisdicional pode trazer muitos benefícios tanto para o público quanto para a Justiça. Este curso explora como a adoção de LIBRAS no atendimento ao nosso cliente pode impactar positivamente o serviço público e como implementar boas práticas de comunicação em LIBRAS de forma eficaz.
A capacitação em LIBRAS tem caráter obrigatório para atendimento à Lei nº 10.436/2002 (regulamentada pelo Decreto nº 9.656/2018) e a Ordem de Serviço nº 03/2013/DF (embasada pela Resolução CNJ nº 401/2021) determina a capacitação mínima de 5% do quadro de servidores em cada edificação.
Modalidade: telepresencial (via Teams)
Público-alvo: servidores em geral
Carga horária: 30 (trinta) horas
Datas de realização:
Turma 1: dias 1, 3, 8, 10, 15, 17, 22, 24 e 29 de setembro e dia 1º de outubro de 2025, das 9 às 12 horas
Turma 2: dia 30 de setembro e dias 2, 7, 9, 14, 16, 21, 23, 28 e 30 de outubro de 2025, das 9 às 12 horas
Instrutora: Monise Meira Campozana, servidora da Justiça Federal
Vagas: 2 turmas com até 20 (vinte) servidores
LINK PARA INSCRIÇÃO: https://forms.office.com/r/ZpUh61vyx4 - até 27/08, às 15h (ou até esgotarem as vagas)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo 1 - Fundamentos da inclusão
Acessibilidade, inclusão e equidade.
Legislação brasileira (Lei Brasileira de Inclusão, LDB).
Barreiras atitudinais e como superá-las.
Módulo 2 - Comunicação inclusiva
Princípios. Técnicas de escuta. Linguagem clara.
Comunicação alternativa e aumentativa.
Módulo 3 - LIBRAS na prática
Introdução à LIBRAS, alfabeto e sinais para atendimento (inclusive urgências).
Prática de diálogos simples em contextos de atendimento.
Ética no uso da LIBRAS e respeito à cultura surda.
Módulo 4 - Atendimento por deficiência
Estratégias de atendimento à pessoa com deficiência auditiva, visual, motora e neurodivergente.
Módulo 5 - Tecnologias assistivas e estudos de caso
Simulações práticas de atendimento inclusivo (vídeochamadas com intérprete).
Válido para horas de promoção e adicional de treinamento
REALIZAÇÃO
Divisão da Escola de Servidores - DIES
